quinta-feira, 22 de fevereiro de 2018

DISCURSO EGOCÊNTRICO


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DISCURSO EGOCÊNTRICO


Quando alguém afirma que “algo” é do interesse nacional… fico desconfiado. Ao longo de anos nunca entendi muito bem este conceito. É seguramente uma dificuldade minha não conseguir dissociar “interesse nacional” do “interesse dos nacionais”. Mas não confundo “interesse nacional com “desígnio nacional”. De igual forma não entendo o “interesse do autocaravanismo” que não consubstancie os interesses da maioria dos autocaravanistas.

A criação da FPA, já na forma, já na substância, não foi (e continua a não ser) do “interesse do autocaravanismo” porque não é sinónimo dos interesses da maioria dos autocaravanistas. O passado da FPA mereceu as minhas comprovadas criticas conforme pode ser ajuizado nos artigos de opinião que podem ser acedidos AQUI.

Foi a teimosia dos fundadores da FPA que ao não aceitarem participar numa estrutura inorgânica, constituída por associações autocaravanistas de base, politicamente enquadrada na “Declaração de Princípios”, contribuíram para dividir o Movimento Autocaravanista de Portugal ao criarem a FPA. A teimosia até pode ser uma mais valia se corresponder a uma verdade proveitosa. No caso em apreço passou a ser arrogância e dessa arrogância saíram (estão a sair) prejudicados todos os autocaravanistas.

Sobre o devenir da FPA basta ouvir a entrevista (ver AQUI) dada pelo recém eleito Presidente da FPA (Manuel Bragança) à Rádio Regional do Centro no passado dia 3 de Fevereiro, para se deduzir (ver AQUI) que o futuro da FPA é problemáticoUma análise, superficial, feita aos recém eleitos membros dos Órgãos Sociais da FPA, concluirá que entre eles existem divergências, algumas de fundo, sobre política autocaravanista, o que não promove sequer a unidade na acção.

Já posteriormente a ter escrito e divulgado o meu artigo de opinião (Tinha razão) tomei conhecimento do “Discurso de Tomada de Posse” do Presidente da FPA que, além de ser a pré-confirmação do que está subjacente na entrevista, ainda revela contradições inexplicáveis.

Princípio por afirmar que um "Discurso de Tomada de Posse" deveria (1) divulgar a política autocaravanista a que os novos Órgãos Sociais se propõem, (2) ser aglutinador dos sócios (ou seja das associações que constituem a FPA) e (3) mobilizador dos autocaravanistas portugueses.

(1) Política autocaravanista

A política autocaravanista que se propõem é de tal forma reduzida que o que se pode afirmar é que o Discurso está eivado de lugares comuns, talvez devido aos membros da Direcção, ora eleita, não conseguirem fazer e divulgar um Programa Comum. Porquê? Porque, se entretanto não vierem a dar dito por não dito, alguns têm pontos de vista diferentes.

(2) Aglutinar os clubes

Tal como na entrevista o fez, o Presidente da FPA criticou os anteriores dirigentes, conforme se lê no seguinte trecho: “A nossa Federação vai a caminho dos 7 anos de existência, e nos últimos anos tem vivido uma crónica e preocupante incapacidade paralisante, talvez pelo fato de termos ideias diferentes para a solução do mesmo problema (...)”. Ao fazer esta denúncia o Presidente está obviamente a responsabilizar ou os Órgãos Sociais anteriores, ou o Presidente cessante, ou os Clubes Fundadores da FPA, ou todos, pois que, digo eu, descansaram, não intervindo como deviam.

Mas, o Presidente da FPA no "Discurso de Tomada de Posse", vai mais além e justifica a crónica e preocupante incapacidade paralisanteda FPA que, segundo ele, se deve ao fato de termos ideias diferentes para a solução do mesmo problema, ou (acrescenta) talvez por escolhos colocados por quem se diz amigo do autocaravanismo, no entanto o que pretendem é a promoção pessoal ao invés de se adaptarem às exigências de uma gestão moderna, transparente e participada”. Estas afirmações que o Presidente da FPA faz, independentemente de poderem ser verdadeiras, não contribuem para a unidade dos associados e espelham a falta de “sentido de estado” que vêm caracterizando a FPA desde a fundação. Cada vez mais a FPA é um “clube de amigos” onde os Amigos se não encontram?

Contudo, a mais importante declaração (a única realmente importante) do Presidente da FPA entra conflito com a política autocaravanista anteriormente seguida e defendida acerrimamente, até por membros da Direcção agora eleita. No Discurso é reconhecido que “A grande maioria das ações que atacam a credibilidade do autocaravanismo e a federação são tomadas não por vazio legislativo, mas por uso impróprio e desajustado da legislação existente”, o que vem dar uma machadada na política seguida pela FPA que sempre defendeu uma legislação específica para o autocaravanismo como forma de resolver estes problemas. Só não vê quem não quer! O Presidente da FPA criticou as associações fundadoras e dá razão à política seguida pela "Associação Autocaravanista de Portugal - CPA"

(3) Mobilizar os autocaravanistas

Este discurso, pelas omissões, pela alegada incapacidade dos membros da Direcção da FPA se unirem e apresentarem um programa comum e pelas criticas viradas para o interior da FPA, não conseguiu passar uma mensagem que entusiasme e mobilize os autocaravanistas portugueses. É um discurso egocêntrico!.

Concluindo

O discurso do Presidente da FPA não contraria os comentários que fiz sobre a entrevista que deu à Rádio Regional do Centro, antes são a pré-confirmação dos mesmos.

Depois de "ouvir" o Presidente da FPA afirmar que não é por não haver legislação que os autocaravanistas são descredibilizados (discriminados, interpreto eu), mas, sim, por as leis existentes não serem correctamente aplicadas, ah!... se eu tivesse subscrito a Petição, promovida pela FPA para exigir legislação específica para o autocaravanismo, sentir-me-ia enganado e profundamente desiludido.

Neste "Discurso de Tomada de Posse" falta pois, reafirmando o que escrevi nos comentários à entrevista, o assumir de um pedido de desculpas aos 888 subscritores da Petição promovida pela FPA.


NOTA: O "Discurso de Tomada de Posse" pode ser acedido AQUI ou AQUI




(O autor, todas as Quintas-feiras, no Blogue do Papa Léguas Portugal, emite uma opinião sobre assuntos relacionados com o autocaravanismo (e não só) - AQUI)



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