sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

Comperochas em Constância



ENCONTROS COMPEROCHAS
CONSTÂNCIA

(2002)

No âmbito dos Encontros dos Comperochas (Companheiros Amigos das Peras Rochas), espaço de liberdade e companheirismo cimentado ao longo de anos, Constância foi um pretexto para um Encontro de Convívio, Turismo Cultura e troca de opiniões.

Nesta foto reportagem, que interessa essencialmente aos participantes, podem, contudo, ver-se alguns apontamentos de Punhete, nome por que era designado Constância.

Para ver as fotos em “tela inteira” prima a tecla “F11”. Para voltar ao formato inicial prima de novo “F11”.


Encontros Comperochas
Constância

Para ver as fotos da formação do Grupo prima                              AQUI
Para ver as fotos do Encontro do Grupo em Constância prima     AQUI


CONSTÂNCIA

Constância é uma vila portuguesa pertencente ao Distrito de Santarém, região Centro e sub-região do Médio Tejo, com cerca de 900 habitantes. Pertencia ainda à antiga província do Ribatejo, hoje porém sem qualquer significado político-administrativo.

É sede de um pequeno município com 80,37 km² de área e 4 056 habitantes (2011), subdividido em 3 freguesias. O município é limitado a norte, leste e sul pelo município de Abrantes e a oeste por Vila Nova da Barquinha e pela Chamusca.

O nome de Constância só foi adquirido oficialmente em 1833, por intermédio da rainha D. Maria II, que lhe mudou o nome devido ao apoio que a população lhe tinha dado e à sua insistência para mudar o seu antigo nome de Punhete, de que não gostava. Precisamente por este última razão, ao invés das então vilas de Angra e da Praia, que acrescentaram apodos relacionados com a sua participação nas Guerras Liberais ao seu nome, ficando respetivamente Angra do Heroísmo e Praia da Vitória, Punhete alterou totalmente o seu nome em vez de acrescentar um apodo.

Fonte: Wikipédia – A enciclopédia livre


Sem comentários:

Enviar um comentário