terça-feira, 20 de janeiro de 2015

O ano da LUZ






Ano Internacional da Luz é celebrado em 2015 por decisão da Assembleia Geral das Nações Unidas em reconhecimento à importância das tecnologias associadas à luz na promoção do desenvolvimento sustentável e na busca de soluções para os desafios globais nos campos da energia, educação, agricultura e saúde.

A Luz


A escolha do tema Luz para o AIL2015 e sua pertinência no Mundo atual é clara em diversas dimensões. A ciência e aplicações da luz criaram tecnologias revolucionárias que possuem um efeito direto na melhoria da qualidade de vida a nível mundial. A tecnologia baseada na luz é o maior motor económico da atualidade (conforme ocorreu com a eletrônica no século XX). As suas aplicações na saúde, comunicações, economia, ambiente e sociedade são exemplos da abrangência deste tema e o seu potencial educativo apresenta ligações com todas as áreas do conhecimento.


VÍdeo oficial do Ano Internacional da Luz


Celebração

O ano 2015 coincide com alguns aniversários relevantes na história da ciência. Destes aniversários, são destacadas cinco datas com significativa importância para o estudo da luz, as quais serão celebradas ao longo do AIL2015.

As datas a celebrar no AIL2015 são as seguintes: 
  • 1015 – Ano em que Ibn Al Haytham escreveu o primeiro “Livro de Otica”.
  • 1815 – Ano em que Fresnel apresentou “a natureza ondulatória da luz”.
  • 1865 – Ano em que Maxwell publicou a sua teoria de Eletromagnetismo, apresentando “a luz como ondas eletromagnéticas”.
  • 1915 – Ano em que Einstein publicou a teoria da Relatividade Geral, apresentando a “luz no espaço e no tempo”.
  • 1965 – Ano em que Arno Penzias e Robert Wilson descobrem a Radiação Cósmica de Fundo, “a luz mais antiga do Universo”; e ano em que Charles Kao apresentou a tecnologia da fibra ótica. 

Em Portugal o Programa das comemorações do Ano Internacional da Luz são as seguintes:

Exposição Itinerante, Concurso de Fotografia, Concurso de Vídeo, Publicações das Sociedades Cientificas Portuguesas, A Luz nos Media, Conferência “Diálogos em torno da Luz”, 12 meses | highlights, Peça de Teatro, Palestras e Cafés de Ciência, Exposição de hologramas, Luz cósmica, Festival de Ciência e Ciclo de Palestras “À Luz da Ciência” entre outras.

INFORMAÇÃO DETALHADA EM






Sem comentários:

Enviar um comentário