Rally
FICC Portugal – A “Prova de Fogo”
Nos três últimos artigos de opinião abordei o
tema dos Rallies FICC.
Numa primeira abordagem (Rallies FICC - O que são? Para que servem? - ver AQUI)
procurei dar a conhecer um pouco da “Federação Internacional de Campismo,
Caravanismo e Autocaravanismo”, dos eventos que são os Rallies FICC e do
significado (muito ignorado) da palavra “Rally”.
Numa segunda intervenção (“84º F.I.C.C Rally” em Portugal – ver AQUI) esforcei-me por dar a conhecer o que poderá vir a ser o
próximo Rally FICC, que se irá realizar em Portugal, com um Programa que só por
si justifica a participação dos campistas, dos caravanistas e dos
autocaravanistas nesse evento e, também, os processos a seguir para nele se
inscrever.
No último texto sobre o tema (Rally FICC Portugal - Mundo Solidário – ver AQUI) não quis deixar de
referir questões que deveriam ser analisadas nos Rallies FICC (inclusive
já neste que se vai realizar em Ponte de Lima) numa perspectiva ambiental,
económica, social e de política solidária. Nesta última perspectiva incentivei
os delegados da Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal (FCMP) e do
Automóvel Clube de Portugal a intervirem na Assembleia Geral da FICC que
decorrerá num dos dias em que o Rally terá lugar.
No artigo de opinião de hoje
(que em princípio será o último sobre os Rallies FICC) decidi adiantar algumas
sugestões, com o objectivo de contribuir para uma eventual e ainda maior
participação dos campistas, caravanistas e autocaravanistas no “84º F.I.C.C Rally”
em Portugal.
A realização de um Rally FICC
em Portugal é um contributo para o desenvolvimento do turismo através da
divulgação que os participantes estrangeiros nesse evento podem fazer e
certamente farão, se lhes forem dadas condições (não só no Concelho de Ponte de
Lima) para se sentirem bem acolhidos. Evidentemente que os turistas portugueses
se sentirão ainda mais “aliciados” a participar no Rally se obtiverem
facilidades que com APENAS algum trabalho a organização pode conseguir. Na
realidade o Rally FICC em Portugal constitui uma verdadeira “Prova de Fogo”
para os dirigentes e responsáveis da FCMP.
A obtenção de melhores
facilidades, de que resultará mais trabalho para a organização do Rally, mas
sem que daí advenham despesas suplementares, pode passar por se dar um “Cartão
FICC Portugal” a cada participante, válido até 31 de Agosto de 2016, que
garanta junto das entidades aderentes o seguinte:
- Descontos não inferiores a 10% nos serviços de restauração sediados no Concelho de Ponte de Lima;
- Preço fixo (10 euros?) no consumo de um “Menu FICC” (a definir) nos restaurantes sediados no Concelho de Ponte de Lima;
- Transporte gratuito (ou a um preço simbólico) a cada uma hora, das 9 às 23 horas, entre o local onde se realiza o Rally e o centro histórico de Ponte de Lima, com um percurso e paragens estrategicamente pré-definidas;
- Descontos não inferiores a 10% (excepto energia eléctrica), acumuláveis com outros descontos, nos Parques de Campismo em Portugal;
- Descontos não inferiores a 10% nos Museus e Monumentos nacionais e municipais;
- Distribuição de uma brochura (Conheça Portugal) com a sugestão de, pelo menos, um percurso que facilite uma viagem turística por Portugal, no período pós Rally, envolvendo as regiões do Porto, de Coimbra, de Lisboa, de ´Sagres/Faro, de Évora, de Viseu e da Guarda. Na brochura deve constar uma relação dos Parques de Campismo, das Áreas de Serviço Municipais e dos Museus e Monumentos nacionais de cada uma das regiões do percurso, com realce para os aderentes do “Cartão FICC Portugal”.
Serão estas sugestões utópicas?
Impraticáveis? Não!
As sugestões são realistas e com custos
administrativos pouco relevantes. Mesmo a Brochura pode ser paga com
publicidade. Dá trabalho? Claro que sim!
O “84º F.I.C.C
Rally” em Portugal é um desafio ao Movimento Campista, Caravanista e
Autocaravanista de Portugal que põe à prova o associativismo de cada um e de
todos os activistas de cada uma destas modalidades, pois uma diminuta
participação de portugueses transmitirá uma imagem negativa do associativismo
em Portugal.
Mas, o “84º
F.I.C.C Rally”, também põe à prova a imaginação, a inteligência e a
capacidade de trabalho, de descentralização, de organização e de mobilização,
não só dos dirigentes e responsáveis da FICC, mas também, e muito particularmente,
muito especialmente, é uma verdadeira “Prova de Fogo” que se coloca aos actuais
dirigentes e responsáveis da Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal.
(O autor,
todas as Quintas-feiras, no Blogue do Papa Léguas Portugal, emite uma opinião
sobre assuntos relacionados com o autocaravanismo (e não só) – AQUI)
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