quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Acampamentos - Acampada do Vinho em Valdepeñas - 2004

Valdepeñas – Acampada do Vinho
Autocaravanismo

Acampamento Clube Campista de Valdepeñas - 2004
Foto Reportagem

V Acampada do Vinho promovida pelo Club Campista de Valdepeñas em Setembro de 2004.

As fotos, cuja ordem corresponde à sequência do encontro, podem ser vistas AQUI.

Para ver as fotos em “tela inteira” não se esqueça de pressionar a tecla “F11”. Para voltar ao formato inicial prima de novo “F11”.

**********

Valdepeñas é um município da província de Ciudad Real , na comunidade autónoma de Castilla-La Mancha , Espanha . É também a sede da comarca, que abrange as localidades de Moral de Calatrava , Santa Cruz de Mudela , Viso del Marqués, Torrenueva, Castellar de Santiago e Almuradiel .

Seu nome significa "Vale das Pedras", porque ele está localizado em um amplo meandro área de morro do Rio Jabalón cercado, apenas na fronteira com o sul planície de La Mancha e do subsolo é rico em rocha calcária.

Valdepeñas está localizado no Campo de Calatrava, uma extensa planície ao norte da Serra Morena , e situa-se na margem esquerda do rio Jabalón , um afluente do Guadiana .

A aldeia (Pedanía) de Consolación depende de Valdepeñas e está localizado no cruzamento entre Autovía A-4 (Autovia del Sur) e estrada CR-5214 . Foi construído pelo Instituto Nacional de Colonização em 1949.

Pré-História 

As casas de área municipal inúmeros vestígios pré-históricos, plataformas e torres de vigia localizadas nas colinas, compatíveis com os colonos da Idade do Bronze chamada Cultura das Motillas , datado entre os dias 10 e 13 séculos antes de Cristo. Vasco Merlo em sua História da Valdepeñas descreveu estas estruturas erroneamente como Celtiberian assentamentos, apesar de eles serem muito mais do que isso e, possivelmente pertencente à Cultura de Argar .

História antiga 

Arqueological ibérico conjunto de Cerro Cabezas em Valdepeñas

Oito quilômetros ao sul da cidade, encontramos a Iberian cidade de "Cerro de las Cabezas" (Hill dos Cabeças), um grande oppidum ou povoado fortificado com um verdadeiro castelo no topo do morro que ele ocupa, habitado entre o 7 º e 2 º séculos aC. É um importante depósito arqueológico da Cultura Oretana e mostra sinais de o primeiro vestígio da videira na região.

No século 16 e artefatos posteriores, como túmulos, moedas e outros romanos antigos itens, a partir de uma villa romana do século 1 aC, que ainda existia no período visigótico.

Idade Média 

Durante este período, a área era parte do mouro taifa de Toledo . As inscrições árabes e um relógio de sol nas paredes da Igreja da Assunção data deste período. Segundo a tradição oral, o Califado deu permissão para os moradores a cultivar vinhas e fazer vinho. Isso é proibido pelo Alcorão. Os mouros foram expulsos de Valdepeñas, no final do século 15.

Por ordem da rainha Berenguela de Castela e depois da batalha de Las Navas de Tolosa em 1212, os colonos de várias aldeias (Aberturas, Corral Rubio de Jabalón, Santa María de las Flores e Castilnuevo) mudou-se para a área em torno da actual Igreja da Assunção , que tinha sido um antigo castelo.

A partir desse momento Valdepeñas pertencia ao militar Ordem de Calatrava e o primeiro texto é mencionado em é o registro da Ordem de Calatrava em 1243. Os novos colonos vindos de reinos de Castela , Leão (Galiza principalmente) e Aragón . A Ordem exigiu condições de estabelecimento e direito de cidadania, o cuidado continuado da videira.

Em tempos medievais, o judaico comunidade tornou-se importante e isso se reflete na existência de pelo menos duas sinagogas , um dos quais acabou por ser convertida para o eremitério de Veracruz eo velho edifício onde a Paróquia de Cristo foi localizado, atrás de sua localização atual.

A história moderna 

O Reis Católicos , Fernando e Isabel de Castela , apresentado em Valdepeñas em 18 de fevereiro de 1488 para a mãe da casa de Alfonso de Merlo, e deixou aos cuidados da viúva as crianças durante parte da conquista de Granada. O mesmo Alfonso de Merlo foi nomeado capitão e saiu com mais de duas centenas de homens para a conquista de Granada, o financiamento da campanha com seu próprio dinheiro. Os Reis Católicos reconhecidos e concedeu-lhe o título de Cavaleiro. Alguns de seus descendentes se mudou para o Novo Mundo, tomou posições importantes no Peru e no Chile.

Atualmente diversos edifícios religiosos e civis do século 16, como o Covent trinitários podem ser encontrados na cidade.

Rei Fernando o Católico queria controlar o poder das Ordens Militares e Papa Adriano VI concedeu ordens ao Reino de Castela, passando a Real Jurisdição um patrimônio importante: duas cidades, duas centenas de moradias (Valdepeñas entre eles) e uma centena de aldeias, distribuídos em um amplo território.

Senhorio de Valdepeñas 

Rei Filipe II vendeu a casa em 22 de abril 1575 a D. Álvaro de Bazán primeiro Marquês de Santa Cruz , que se tornou Senhor de Valdepeñas . Valdepeñas iria acontecer de ser um "Senhorio", a própria secreção da Ordem de Calatrava.

Os sucessivos marqueses promoveram os vinhos de Valdepeñas no Tribunal espanhol do austríaco e, consequentemente, a sua fama estendeu por todo o país. Valdepeñas "Clarete" tornou-se conhecido como "aloque" até este momento.

História contemporânea 

Nada de extraordinário aconteceu até 6 de Junho de 1808, quando a ocupação napoleônica da Espanha se tornou um problema depois dos acontecimentos de 02 de maio em Madrid do mesmo ano.

Tropas napoleônicas foram a Andaluzia como reforços e tentaram atravessar a vila, mas toda a população (homens, mulheres e também algumas das vilas vizinhas) pegaram em armas para impedir a passagem das tropas de Napoleão através da villa. O resultado foi um grande número de vidas perdidas e um grande incêndio. Destaque na luta uma mulher: Juana Galán "La Galana". As tropas tiveram que se retirar da província de La Mancha , este atraso, sem dúvida, mais fácil a vitória na Batalha de Bailen pelas tropas espanholas. O rei Fernando VII daria a vila o título de "Muito Heróica". Depois destes acontecimentos, alguns habitantes de Valdepeñas participaram da guerrilha contra as tropas napoleónicas na "Guerra de la Independencia", Francisco Abad chamado de "Chaleco" tornou-se um guerrilheiro famoso.

No início do século 20, o aparecimento de filoxera levou à introdução da vinha americana resistente, mas não mudou a economia muito. A Guerra Civil Espanhola quebrou este desenvolvimento, e a população da cidade diminuiu. Durante os anos 1940, 1950, 1960 e 1970, as únicas atividades econômicas são a agricultura e a indústria tradicional família de vinho, um fenômeno comum no centro da Espanha nestes tempos. Na década de 1980 Valdepeñas viu uma modernização do sector vitivinícola, incluindo novos tipos de uvas, e da introdução de técnicas de produção de vinho.

Cultura 

Valdepeñas tem vários museus de história, arte e vinho. Há duas feiras, em agosto "A feira de verão" na primeira semana e, em setembro conhecido como "Fiesta de la Vendimia" (Feira da Vindima).

Economia

A cidade é o lar contém grandes destilarias, curtumes, fábricas de farinha, tanoarias, e outras fábricas, mas seu comércio principal é nos vinhos tintos. A cidade é famosa por seus vinhos e é o centro de uma zona de cultivo de uvas. Vinhos de Valdepeñas estão entre os mais populares na Espanha e, recentemente, na União Europeia países. Há quentes nascentes de água mineral perto da cidade. Recentemente, além de indústria de alimentos e vinho, lá está a criação de pequenas e médias indústrias localizadas em diversos parques industriais.





Sem comentários:

Enviar um comentário