domingo, 4 de agosto de 2013

CPA - Encontro Autocaravanista em Alte

Alte

ASSOCIAÇÃO AUTOCARAVANISTA DE PORTUGAL

Encontro em Alte

Foto Reportagem

Num Encontro Autocaravanista em Alte (Loulé), a 10 e 11 de Junho de 2011, foram captadas 148 fotos.

As fotos, cuja ordem corresponde à sequência do encontro, podem ser vistas AQUI.  

Para ver as fotos em “tela inteira” não se esqueça de pressionar a tecla “F11”. Para voltar ao formato inicial prima de novo “F11”.

**********

Alte é uma freguesia portuguesa do concelho de Loulé, com 94,69 km² de área e 1 997 habitantes (2011). Densidade: 21,1 hab/km².

A freguesia fica no Algarve, a região do extremo sul de Portugal Continental, que contém, grosso modo, três zonas naturais, estendendo-se de leste para oeste, paralelas à linha meridional da costa e caraterizadas por uma altitude média crescente de sul para norte à qual se associam determinados habitats naturais e humanos. São essas zonas, o Litoral propriamente dito, o Barrocal e a Serra (esta última confinando, a norte, com o Alentejo). O território da freguesia de Alte reparte-se entre o Barrocal e a Serra.

A povoação de Alte, sede da freguesia, situa-se no centro geográfico do Algarve, exatamente no limite entre o Barrocal e a Serra. Afastada do turístico Litoral, é considerada uma das aldeias mais típicas e preservadas do Algarve (e mesmo de todo o Portugal), com as suas casas pintadas nas cores correntes da região (ocre, almagre, azulão, antracite, destacando-se de um fundo branco), as açoteias, as tradicionais chaminés e as ruelas pavimentadas em calçada portuguesa.

Em 1871, nasceu aí o poeta Francisco Xavier Cândido Guerreiro, cujo retrato se encontra perpetuado nos painéis de azulejos do aprazível jardim da Fonte Pequena, juntamente com alguns dos seus poemas, o mais célebre dos quais se inicia pela seguinte quadra:

Porque nasci ao pé de quatro montes
Por onde as águas passam a cantar
As canções dos moinhos e das fontes
Ensinaram-me as águas a falar.

A família do artista plástico Victor Borges, nascido na vizinha freguesia de Benafim a 2 de agosto de 1962 e aí falecido a 17 de fevereiro de 2012, é originária da freguesia de Alte.




Sem comentários:

Enviar um comentário