segunda-feira, 5 de agosto de 2013

CPA - Encontro Autocaravanista na Batalha

Batalha

ASSOCIAÇÃO AUTOCARAVANISTA DE PORTUGAL

Encontro na Batalha

Foto Reportagem

Num Encontro Autocaravanista na Batalha, a 14 e 15 de Janeiro de 2012, foram captadas 85 fotos.

As fotos, cuja ordem corresponde à sequência do encontro, podem ser vistas AQUI.  

Para ver as fotos em “tela inteira” não se esqueça de pressionar a tecla “F11”. Para voltar ao formato inicial prima de novo “F11”.

**********

A Batalha é uma vila portuguesa no Distrito de Leiria, região Centro e sub-região do Pinhal Litoral, com cerca de 8 500 habitantes.

É sede de um município com 103,42 km² de área e 15 805 habitantes (2011), subdividido em 4 freguesias: Batalha, Golpilheira, São Mamede e Reguengo do Fetal. O município é limitado a norte e oeste pelo município de Leiria, a leste por Ourém, a sueste por Alcanena e a sudoeste por Porto de Mós.

A vila foi fundada pelo rei D. João I, juntamente com o Mosteiro de Santa Maria da Vitória, para agradecer o suposto auxílio divino concedido na vitória da batalha de Aljubarrota (14 de Agosto 1385). No 18 de Março de 1500 através do documento (Carta da Vila) d’el Rei D: Manuel foi criada a Vila da Batalha, com jurisdição própria, como sede do Concelho, delimitado um dia antes "“O Moesteiro da Vitoria privilegio per que he feito vila sem ter nenhuma ssogeiçam a villa de Leiria cujo termo hera e a tira e desmembra do termo dela.".



Sem comentários:

Enviar um comentário