quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Ainda o verdadeiro Papa Léguas




Ainda o verdadeiro Papa Léguas


Quando se houve a palavra “Papa Léguas” a primeira coisa em que se pensa é num pássaro alto e magro que corre muito rápido, diz “bip bip” e foge de coiotes. E, se na verdade a Warner Bros acertou nalgumas coisas (eles são capazes de voar, mas optam por correr muito rápido), convenhamos também que os desenhos animados raramente são fontes precisas.

Os verdadeiros papa-léguas são menores (pouco mais de 60 centímetros de comprimento do bico à cauda), e muito mais propensos a participar da matança do que fugir dela.

Os Papa-léguas são quase exclusivamente carnívoros. E a sua dieta não é composta de bichinhos pequeninos. Que tal cascavéis? O papa-léguas afunda seu bico na cobra (ou qualquer abominação que estiver enfrentando), a levanta para o alto e repetidamente a esmaga no chão até que esteja amassada o suficiente para engoli-la inteira.


Esta técnica, segundo os cientistas, sujeita a presa a uma força externa de distância do centro de rotação – neste caso, o centro de rotação sendo o rosto do papa-léguas. A ave mostra quem é que manda. Ela também come outros pássaros. Nem sequer voa atrás deles – pelo contrário, só pula no ar e arrebata os animais conforme eles passam.

Indiscutivelmente o verdadeiro “Papa Léguas” é um pouco diferente do nosso imaginário, mas nem por isso devemos deixar de gostar dessa criação do desenho animado que nos faz sorrir e, mesmo, rir.

Fonte: HypeSciense

Temas relacionados: Papa Léguas e Bolo do Papa Léguas


Sem comentários:

Enviar um comentário