quinta-feira, 9 de fevereiro de 2023

AUTOCARAVANISTAS ALAPADOS À PORTA DO CAI

 


AUTOCARAVANISTAS ALAPADOS À PORTA DO CAI


A sede do CAI (Clube Autocaravanista Itinerante) foi inaugurada há quase 10 anos, mais precisamente em 24 de Novembro de 2013, numa cerimónia muito simples, mas plena de significado para os associados do CAI.


Nesse local, sito em Coruche, fica igualmente uma Área de Serviço de Autocaravanas (ASA) que está muito bem situada e além da Estação de Serviço de Ajutocaravanas (ESA), disponibiliza energia eléctrica através de diversos pontos espalhados pelo terreno da ASA que é enorme e permite o estacionamento de PELO MENOS 50 autocaravanas. Tem também vários pontos de abastecimento de água potável que permite às autocaravanas abastecerem-se sem sair do local onde se encontram estacionadas.


Imagem muito parcial da ASA de Coruche

Pois é nesta ASA que encontramos alapadas à porta do CAI e ocupando todo o espaço (excepto dois ou três) mais de 50 autocaravanas usufruindo de água potável e energia eléctrica.


É uma situação semelhante à que encontrei em outras ASAs e, por razões já amplamente explicadas, merece censura.


O que me deixa perplexo é o alegado silêncio do CAI perante esta situação merecedora de censura e que tem lugar à sua (dele CAI) porta. Perplexo porque nas Regras do Autocaravanismo que o CAI defende e que pode ser lido na página oficial do clube (ver AQUI) e que diz logo no seu número 1: “O prazo máximo de permanência no mesmo local em visita deve ser de 48 horas.” Para já não referir a exposição de cadeiras, mesas, etc. que, de acordo com as já referidas Regras do Autocaravanismo defendidas pelo CAI, devem ser limitadas ao Parque de campismo.


Cada dia que passa sem que associações autocaravanistas, em REUNIÕES INFORMAIS, não acordem uma estratégia comum que contribua para acabar ou, pelo menos, diminuir este alapamento do autocaravanismo é uma batalha perdida pela dignificação do autocaravanismo.


14 comentários:

  1. Não é só em Coruche é em todos que a electricidade é a borla e os ocupas não são portugueses mas os responsáveis não querem ver

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Venha a Coruche e veja quantos estrangeiros cá estamsó 1 ou 2 dias e quantos portugueses os quais estão aqui a mais de 1 ano

      Eliminar
    2. Venha a Coruche e veja quantos estrangeiros cá estão ficam 1 ou 2 dias e quantos portugueses os quais estão aqui a mais de 1ano

      Eliminar
  2. Vera Coelho - Presidente do CAI9 de fevereiro de 2023 às 23:01

    Caro companheiro, como presidente do CAI lhe respondo que o CAI quando se manifesta perante o que se passa na Área de Serviço de Coruche, que por acaso até fui eu Vera Coelho a levar para lá o projecto que na altura foi minha parceria e do CAS, a Direção no CAI não vem para as redes sociais manifestar mas fá-lo perante o presidente do Município, pois não é nas redes sociais que resolvemos problemas, é nos locais próprio, quanto ao município nada fazer quanto ao assunto para o qual já apresentamos em reuniões com o município, não podemos fazer nada, pois não somos o poder autartico, quanto ao lhe estar a responder, é de apenas porque quem não se sente não é filho de boa gente. E tenho pena que para ter mais visualizações no seu post precise vir denigrir a imagem do CAI. O CAI nos locais próprios (AG) para quem de direito ( sócios) dá as explicações do que faz quanto a este e outros assuntos. Para a próxima antes de usar o nome do CAI pode me procurar a mim Vera Coelho que terei todo o gosto de lhe dizer se estamos ou não em silêncio nos locais próprios.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois eu gostava de saber quantos portugueses ficavam aqui se foce a pagar mesmo 1euro,de certeza nenhum ficava

      Eliminar
  3. Caro companheiro, como presidente do CAI lhe respondo que o CAI quando se manifesta perante o que se passa na Área de Serviço de Coruche, (que por acaso até fui eu Vera Coelho a levar para lá o projecto que na altura foi minha parceria e do CAS), a Direção no CAI não vem para as redes sociais manifestar mas fá-lo perante o presidente do Município, pois não é nas redes sociais que resolvemos problemas, é nos locais próprios, quanto ao município nada fazer quanto ao assunto para o qual já apresentamos em reuniões com o mesmo, não podemos fazer nada, pois não somos o poder autartico, quanto ao lhe estar a responder, é única e exclusivamente porque quem não se sente não é filho de boa gente. E tenho pena que para ter mais visualizações no seu post precise vir denigrir a imagem do CAI. O CAI nos locais próprios (AG) para quem de direito ( sócios) dá as explicações do que faz quanto a este e outros assuntos. Para a próxima antes de usar o nome do CAI pode me procurar a mim Vera Coelho que terei todo o gosto de lhe dizer se estamos ou não em silêncio nos locais próprios. Mas também lhe lanço o convite para vir até Coruche no dia 4 de Março onde vamos efectuar um colóquio sobre o futuro do Autocaravanismo e lá podemos falar sobre este e outros problemas no autocaravanismo consigo, terei todo o gosto de o receber. Cumprimentos e bons passeios.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Companheira Autocaravanista Vera Coelho

      Sobre o seu comentário parmita-me dizer o seguinte:

      1 – Perante uma situação que prejudica TODOS os autocaravanistas a Direcção do CAI tem a obrigação de dar esclarecimentos públicos e muito principalmente de informar a comunidade autocaravanista do que faz para resolver uma situação que pode trazer consequências a curto ou médio prazo a todos.

      2 – Não tem razão ao afirmar que pretendi denegrir a imagem do CAI ou de quem quer que seja. É o silêncio público do CAI perante uma situação como a que relato que lesa a própria imagem.

      3 – Quanto a não ser nas redes sociais que o Cai resolve as situações como as que relatei também fica demonstrado, segundo as suas próprias palavras, que no lugar próprio que é a autarquia também não resolveu. E até, de forma “desalentosa” reconhece que não pode fazer nada pois não é a autarquia. Ou seja, reconhece que o Presidente da autarquia não ligou às pretensões que o CAI apresentou. Então, assim sendo, em assunto de tal monta, que não dizia respeito só ao CAI, só lhe restava informar nas redes sociais as diligências que fez como forma de pressão junto da autarquia.

      4 – Note que no texto tive o cuidado de escrever “alegado silêncio” para prevenir qualquer erro de falta de conhecimento de qualquer iniciativa do CAI. Melhor dizendo, admitia que pudessem ter havido diligências que não fossem públicas ou que estivessem publicadas e eu não as conhecesse.

      5 – Sobre “as mais visualizações” no meu Blogue ou no meu “post” que menciona lamento que me faça uma acusação gratuita pois coloca em mim intenções que não prova nem sequer demonstra.

      6 – Se houver próxima não irei seguir o seu conselho de a contactar. Não pretendo ter privilégios relativamente às actividades do CAI

      7 – Agradeço-lhe o convite que me faz para estar presente num colóquio sobre o futuro do autocaravanismo que irei fazer os impossíveis para estar presente. Agradeço, assim, que me envie a informação sobre o local (morada) e hora a que o colóquio terá lugar, bem como o nome dos intervenientes.

      Cumprimentos e Saudações Autocaravanistas

      Rui Narciso

      Eliminar
    2. Aguardei, tal como lhe tinha solicitado perante o convite que me fez, que me enviasse o loccal e hora a que se iria realizar o debate promovido pelo CAI sobre o futuro do auto caravanismo.

      Passada que foi a data da realização do evento e como não recebi qualquer informação, considerei que o convite afinal não era intelectualmente honesto.

      Lamento, pois as palavras têm significado e consequências. Quando se fala em nome de uma organização a vergonha de não cumprir com o dito não é só de quem o faz.

      Eliminar
  4. Mt bem Sr. Rui Narciso. Como autocaravanista concordo totalmente com a sua posição.
    Ha mesmo k tornar público toda a inércia das Entidades "competentes", pois é totalmente verdade toda a situação k descreve e infelizmente por causa de uns pagam os outros e acabamos por penar todos.
    Aliás admira-me a quem de direito nd fazerem, pois uma ASA sem alapadores e com lugares disponíveis para novos visitantes, contribui para o aumento do turismo à região em questão!
    Mas enfim mais do mesmo e o k interessa é o tacho!

    ResponderEliminar
  5. Estes presidentes deixam muito a desejar. É ficam inchados com qualquer alfinetada...

    ResponderEliminar
  6. Não me revejo nessas práticas e sou autocaravanista. Não sou desses, sou autocaravanista como a maioria cumpridora e respeitadora das leis vigentes, não quero, nem faço nada por isso, para ser misturado com desobedientes sem escrúpulos que se querem passar pessoas de bem, procurando generalizar, e meter tudo no mesmo saco, para esses, que são poucos e que se conhecem á distancia, a policia tem que actuar.

    ResponderEliminar
  7. É fácil falar criticar e dar palpites mas fazer qualquer coisa para alterar as situações não se chegam a frente dá trabalho e chatices e críticas (deve publicar o que anda a fazer!!!)as chatices fica para nesta caso a Vera!!!!! Mas quando é que percebem que a direção do Cai só tem que dar explicações e respostas aos sócios se querem estar informados do que se passa no CAI faça se Socio

    ResponderEliminar
  8. Não tenho por hábito comentar textos que não são assinados e resvalam para lugares comuns.

    O CAI tem obrigações não só perante os sócios como perante todos os autocaravanistas quando assume (ou não assume) posturas que prejudicam ou beneficiam todos os autocaravanistas.

    Quanto a fazer-me sócio será uma questão a ponderar quando o CAI se retirar da FPA.

    ResponderEliminar
  9. Autocaravanistas... Tudo bons rapazes... Até dá gosto ... Acenem -me na estrada que eu gosto... Vivam e sejam felizes se forem capazes , que, a vida é curta ...

    ResponderEliminar