quarta-feira, 8 de fevereiro de 2023

O alapamento autocaravanista continua…

 


O alapamento autocaravanista continua…


A ASA (Área de Serviço de Autocaravanas) de Miranda do Corvo foi inaugurada em 2009 com a presença do CPA (Associação Autocaravanista de Portugal – CPA) e, além de cerca de 10 lugares de estacionamento reservados a autocaravanas, tem, como é óbvio, uma Estação de Serviço (ESA) que permite despejos, abastecimento de água e dois pontos de energia eléctrica. TUDO GRATUITO.


Num cartaz, meio escondido por uma autocaravana, pode ler-se que as autocaravanas podem estar estacionadas até OITO dias. Só considerando que à época (2019) o número de ASAs em Portugal era diminuto e não havia uma grande experiência do assunto é que se pode compreender que o período de permanência de oito dias tenha sido concedido.




Como se pode constatar nas imagens todo o espaço está ocupado e todas as autocaravanas estão conectadas à rede eléctrica. Não se vê na imagem, mas algumas autocaravanas, as mais afastadas da ESA, estão ligadas a pontos de energia que não é possível identificar. Mesas e cadeiras em permanência dão a ideia que estas autocaravanas estão acampadas.


A finalidade das ASAs é permitir aos autocaravanistas que ao visitar uma localidade tenham por um determinado período de tempo (2 a 3 dias) a possibilidade de estacionar, pernoitar e fazer a “vidange” da sua autocaravana. Uma permanência por um tempo muito superior impedirá que haja uma rotatividade entre os autocaravanistas com a consequente apropriação egoísta de um espaço que deve estar ao serviço de todos e não só de alguns.


Esta é uma situação que não pode continuar a alastrar sob pena de um dia ser aproveitada para impor mais discriminações negativas aos autocaravanistas. Também não será com voluntarismos individualistas que a situação se alterará


As associações autocaravanistas têm em REUNIÕES INFORMAIS que acordar uma estratégia comum que contribua para acabar ou, pelo menos, diminuir este alapamento do autocaravanismo.



13 comentários:

  1. Exacto! isso é abrir a porta para mais restrições..

    ResponderEliminar
  2. Acabem com a luz nas áreas !!!!!!

    ResponderEliminar
  3. Isto é o chico-espertos tuga que pura e simplesmente ao ser dono de uma autocaravana se pensa acima de tudo e de todos e tem o direito a usar e abusar!!
    Já ando nisto há mais de quarenta anos e deixei de me aproximar de acampamentos aciganados!!!
    José Gonçalves

    ResponderEliminar
  4. Ainda nao viram o pior um cano de agua entendido ao longo rail para FORNECIMENTO DE ÁGUA para autocaravana ...vergonha onde vou pago ate tem chuveiro na rua!!

    ResponderEliminar
  5. O mesmo acontece em Coruche estão sempre os mesmos quem quiser ir passar um fim de semana não têm lugar

    ResponderEliminar
  6. mas em coruche há sempre espaço, não tem nada a ver com a citada.

    ResponderEliminar
  7. anónimo, em Coruche não tem nada haver com o citado, pois há sempre lugares.

    ResponderEliminar
  8. O mesmo acontece em Alcobaça embora haja um ou outro lugar mas a electricidade está toda açambarcada .

    ResponderEliminar
  9. Concordo plenamente, temos que saber estar na sociedade, e principalmente nós os autocaravanistas, vocês sabem o que já passamos nos últimos anos, obrigado.

    ResponderEliminar
  10. O costume aconteceu o mesmo em mafra acabaram com a electricidade acabou o acampamento

    ResponderEliminar
  11. Fazer como em Espanha ou mesmo na Póvoa de Lanhoso, estão as condições a entrada , o Fiscal toma nota das matrículas quem chegar e não tiver lugar , quem já ultrapassou o tempo limite é convidado a sair com ou sem ajuda da GNR.

    ResponderEliminar
  12. Totalmente de acordo. 48h chegam perfeitamente. Uma ASA não é acampar

    ResponderEliminar