“84º F.I.C.C. International Rally”
De 29 de Julho a 7 de
Agosto de 2016
Ponte de Lima
(Portugal)
O que é a F.I.C.C.?
A FICC, fundada em 1933, é a única
organização de âmbito mundial vocacionada para o campismo, o caravanismo e o
autocaravanismo e que representa 75 associações em 38 países e conta com mais de 10
milhões de sócios.
Foi em Agosto de 2011, no Rally FICC, em
Praga, que esta federação internacional subscreveu a “Declaração de Princípios
da Plataforma de Unidade” (ver AQUI),
que foi adaptada à realidade internacional, sem que, pelo facto, se tivesse
verificado alteração dos conceitos, e traduzida para inglês (Declaration of
Principles - ver AQUI), para francês
(Déclaration de Principes – ver AQUI)
e para alemão (Grundsatzerklarung – ver AQUI),
línguas oficiais da F.I.C.C.
Em Portugal são duas as associações federadas
na FICC: a “Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal” e o “Automóvel
Clube de Portugal” (ver AQUI).
O que são Rallies?
O primeiro encontro de sócios das associações
federadas na FICC decorreu em Londres (Reino Unido) em 1933 e foi o vocábulo
“Rally” que passou a ser usado para denominar o evento. Esta palavra inglesa que significa a deslocação para um determinado local pode,
igualmente, ser usada para designar uma reunião
em torno de uma causa comum. Sendo o inglês um dos três idiomas
oficiais da FICC e tendo o primeiro encontro promovido pela FICC sido realizado
em Inglaterra, é mais que compreensível que a designação usada fosse a palavra
inglesa “Rally”, até na medida em que correspondia à essência do evento: deslocação
de pessoas para participarem numa reunião em torno de uma causa comum. (a)
(Depois desta explicação a ignorância já não
pode justificar as graçolas de alguns autocaravanistas sobre “corridas de
autocaravanas” ao reportarem-se aos Rallies FICC; futuramente só a
desonestidade intelectual o pode justificar).
A título de curiosidade dá-se a conhecer que
a FICC já promoveu 83 Rallies dos quais 3 foram em Portugal. (ver AQUI).
Como funcionam os
Rallies?
O formato do Rally FICC de há 83 anos (1933)
não seria de todo igual aos Rallies do século XXI. Até porque os meios de
comunicação sofreram uma evolução positiva que “aproximaram” as distâncias.
Imagine-se um terreno, normalmente vedado,
devidamente loteado, com capacidade para cerca de 1000 instalações (tendas,
caravanas, autocaravanas), com serviços de apoio dos mais diversos,
disponibilidade de energia eléctrica, múltiplos pontos de água potável,
estações de serviço para autocaravanas, instalações sanitárias, restaurantes,
cafés e a colaboração de uma grande equipe de voluntários. Uma pequena cidade
com umas 3000 pessoas, mais que muitas aldeias de Portugal. É este, genericamente, o aspecto de um Rally FICC.
Além das actividades promovidas pela
organização (passeios turísticos, animação musical, jogos tradicionais) muitos
dos presentes organizados por países, promovem, por iniciativa própria, eventos
para os quais convidam os participantes de outros países e que consistem,
essencialmente, em degustações de produtos alimentares, típicos dos países
anfitriões, acompanhados de bebidas. Como não são fornecidos copos é hábito as
pessoas trazerem-nos presos por uma fita que dependuram do pescoço.
Num dos dias em que o Rally decorre
realiza-se uma Assembleia Geral com a participação de delegados em
representação das associações federadas.
Os Rallies abrem oficialmente com o desfile
dos participantes, organizados por países e envergando trajes típicos de
regiões desses países. Encerram com uma cerimónia em que, entre outras coisas, é dado a conhecer os
locais em que irão ter lugar os Rallies dos anos seguintes e o
presidente da FICC dirige-se à assistência encerrando oficialmente a cerimónia e o Rally.
Para que servem os
Rallies?
O mundo campista, caravanista e
autocaravanista já não se preocupa exclusivamente com as questões relacionadas com
o ambiente (relação das pessoas com a natureza) e com o turismo nas suas
múltiplas vertentes (religioso, desportivo, de lazer…). A liberdade destas
prácticas e as políticas dos governos para as defender (ou cercear), a
implementação de apoios (Parques de Campismo, Áreas de Serviço,
Estacionamentos), a existência de transportes públicos entre os locais de
pernoita e os centros históricos de cidades ou outros locais de interesse e,
nunca é demais relembrar, o combate à discriminação negativa do veículo
autocaravana que cada vez mais prolifera na Europa, são, todas estas questões, que preocupam as pessoas e são objecto de amenas cavaqueiras, enquanto se aprecia um
petisco ou se bebe um café.
Participar nos Rallies com disponibilidade
mental para compreendermos e reflectirmos sobre as experiências e opiniões de
participantes de outros países serve também para nos abrirmos a novos conceitos
e/ou transmitirmos os nossos pensamentos e, eventualmente, semearmos novas
ideias que possam vir a ser aproveitadas e a melhorar o campismo, o caravanismo
e/ou o autocaravanismo.
Mas, os Rallies também servem (ou podem
servir) para descontrair, fazer novas amizades e conhecer realidades diferentes
do mais diversificado tipo e, simultaneamente, permitir transmitir as realidades do
nosso país, abrindo os apetites para que nos visitem.
E agora?
Agora é a
altura de começar a programar a sua inscrição no “84º F.I.C.C.
International Rally” que se vai realizar de 29 de Julho a 7 de Agosto de 2016
em Ponte de Lima (Portugal).
Não sabe como fazê-lo? Pois na próxima Quinta-feira dir-lhe-ei comoe algumas das razões porque deve participar neste Rally.
Entretanto pode aceder às fotos que ilustram um Rally FICC, como, por exemplo, o de Praga (Parte 1 - ver AQUI).
NOTAS:
(a)
Dicionário Houaiss e Dicionário de Inglês Online (ver AQUI)
(O autor, todas as
Quintas-feiras, no Blogue do Papa Léguas Portugal, emite uma opinião sobre
assuntos relacionados com o autocaravanismo (e não só) - AQUI)
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