quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

Rallies FICC - O que são? Para que servem?




84º F.I.C.C. International Rally”
De 29 de Julho a 7 de Agosto de 2016
Ponte de Lima (Portugal)


O que é a F.I.C.C.?

A FICC, fundada em 1933, é a única organização de âmbito mundial vocacionada para o campismo, o caravanismo e o autocaravanismo e que representa 75 associações em 38 países e conta com mais de 10 milhões de sócios.

Foi em Agosto de 2011, no Rally FICC, em Praga, que esta federação internacional subscreveu a “Declaração de Princípios da Plataforma de Unidade” (ver AQUI), que foi adaptada à realidade internacional, sem que, pelo facto, se tivesse verificado alteração dos conceitos, e traduzida para inglês (Declaration of Principles - ver AQUI), para francês (Déclaration de Principes – ver AQUI) e para alemão (Grundsatzerklarung – ver AQUI), línguas oficiais da F.I.C.C.

Em Portugal são duas as associações federadas na FICC: a “Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal” e o “Automóvel Clube de Portugal” (ver AQUI).


O que são Rallies?

O primeiro encontro de sócios das associações federadas na FICC decorreu em Londres (Reino Unido) em 1933 e foi o vocábulo “Rally” que passou a ser usado para denominar o evento. Esta  palavra inglesa que significa a deslocação para um determinado local pode, igualmente, ser usada para designar uma reunião em torno de uma causa comum. Sendo o inglês um dos três idiomas oficiais da FICC e tendo o primeiro encontro promovido pela FICC sido realizado em Inglaterra, é mais que compreensível que a designação usada fosse a palavra inglesa “Rally”, até na medida em que correspondia à essência do evento: deslocação de pessoas para participarem numa reunião em torno de uma causa comum. (a)

(Depois desta explicação a ignorância já não pode justificar as graçolas de alguns autocaravanistas sobre “corridas de autocaravanas” ao reportarem-se aos Rallies FICC; futuramente só a desonestidade intelectual o pode justificar).

A título de curiosidade dá-se a conhecer que a FICC já promoveu 83 Rallies dos quais 3 foram em Portugal. (ver AQUI).


Como funcionam os Rallies?

O formato do Rally FICC de há 83 anos (1933) não seria de todo igual aos Rallies do século XXI. Até porque os meios de comunicação sofreram uma evolução positiva que “aproximaram” as distâncias.

Imagine-se um terreno, normalmente vedado, devidamente loteado, com capacidade para cerca de 1000 instalações (tendas, caravanas, autocaravanas), com serviços de apoio dos mais diversos, disponibilidade de energia eléctrica, múltiplos pontos de água potável, estações de serviço para autocaravanas, instalações sanitárias, restaurantes, cafés e a colaboração de uma grande equipe de voluntários. Uma pequena cidade com umas 3000 pessoas, mais que muitas aldeias de Portugal. É este, genericamente, o aspecto de um Rally FICC.

Além das actividades promovidas pela organização (passeios turísticos, animação musical, jogos tradicionais) muitos dos presentes organizados por países, promovem, por iniciativa própria, eventos para os quais convidam os participantes de outros países e que consistem, essencialmente, em degustações de produtos alimentares, típicos dos países anfitriões, acompanhados de bebidas. Como não são fornecidos copos é hábito as pessoas trazerem-nos presos por uma fita que dependuram do pescoço.

Num dos dias em que o Rally decorre realiza-se uma Assembleia Geral com a participação de delegados em representação das associações federadas.

Os Rallies abrem oficialmente com o desfile dos participantes, organizados por países e envergando trajes típicos de regiões desses países. Encerram com uma cerimónia em que, entre outras coisas, é dado a conhecer os locais em que irão ter lugar os Rallies dos anos seguintes e o presidente da FICC dirige-se à assistência encerrando oficialmente a cerimónia e o Rally. 


Para que servem os Rallies?

O mundo campista, caravanista e autocaravanista já não se preocupa exclusivamente com as questões relacionadas com o ambiente (relação das pessoas com a natureza) e com o turismo nas suas múltiplas vertentes (religioso, desportivo, de lazer…). A liberdade destas prácticas e as políticas dos governos para as defender (ou cercear), a implementação de apoios (Parques de Campismo, Áreas de Serviço, Estacionamentos), a existência de transportes públicos entre os locais de pernoita e os centros históricos de cidades ou outros locais de interesse e, nunca é demais relembrar, o combate à discriminação negativa do veículo autocaravana que cada vez mais prolifera na Europa, são, todas estas questões, que preocupam as pessoas e são objecto de amenas cavaqueiras, enquanto se aprecia um petisco ou se bebe um café.

Participar nos Rallies com disponibilidade mental para compreendermos e reflectirmos sobre as experiências e opiniões de participantes de outros países serve também para nos abrirmos a novos conceitos e/ou transmitirmos os nossos pensamentos e, eventualmente, semearmos novas ideias que possam vir a ser aproveitadas e a melhorar o campismo, o caravanismo e/ou o autocaravanismo.

Mas, os Rallies também servem (ou podem servir) para descontrair, fazer novas amizades e conhecer realidades diferentes do mais diversificado tipo e, simultaneamente, permitir transmitir as realidades do nosso país, abrindo os apetites para que nos visitem.


E agora?

Agora é a altura de começar a programar a sua inscrição no “84º F.I.C.C. International Rally” que se vai realizar de 29 de Julho a 7 de Agosto de 2016 em Ponte de Lima (Portugal).

Não sabe como fazê-lo? Pois na próxima Quinta-feira dir-lhe-ei comoe algumas das razões porque deve participar neste Rally.

Entretanto pode aceder às fotos que ilustram um Rally FICC, como, por exemplo, o de Praga (Parte 1 - ver AQUI).



NOTAS:

(a) Dicionário Houaiss e Dicionário de Inglês Online (ver AQUI)



(O autor, todas as Quintas-feiras, no Blogue do Papa Léguas Portugal, emite uma opinião sobre assuntos relacionados com o autocaravanismo (e não só) - AQUI)

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