quinta-feira, 2 de março de 2017

Há respostas que provocam azia


Imagem de “Plural – Línguas e Culturas”


Há respostas que provocam azia

Numa recente mensagem colocada numa página do Facebook (referindo-se à Resposta (ver AQUI) às Perguntas ao Governo (ver AQUI, AQUI e AQUI) feitas por dois Partidos) o presidente da FPA afirmava que “(…) teremos de ponderar, porque nos parece conter muita contradição e até alguma hipocrisia.” e terminava prometendo que “A FPA está atenta a toda esta problemática e, a seu tempo, reagirá”.

As declarações feitas pelo presidente da FPA não foram, que se saiba, objecto de qualquer esclarecimento da FPA, conforme prometido há mais de um mês, o que também deixa sem justificação plausível a afirmação do presidente da FPA de que a Resposta do Governo “(…) parece conter muita contradição e até alguma hipocrisia”.

A questão de fundo assenta na política autocaravanista da FPA, nomeadamente a intenção de (1) aceitar a troca de direitos pela implementação de locais onde obrigatoriamente as autocaravanas tivessem que estacionar, (2) a aceitação de as autocaravanas só poderem estacionar por um período de 48 horas após o que recolheriam obrigatoriamente para locais previamente definidos (como Parques de Campismo) ou ainda a criação de (3) legislação específica para autocaravanas e, considerando que a FPA até até já apoiou o discriminatório Projecto Lei 778/X de 13 de Maio de 2009, admito que possa estar nos horizontes da FPA um idêntico discriminatório Projecto. É óbvio que defendendo uma política como a atrás referida a FPA não pode estar em concordância com a resposta do Governo e procura descredibilizá-la

Na realidade, considerando o teor das Perguntas feitas pelos Deputados, o Governo assume, na resposta que dá, o Código da Estrada como legislação bastante no que se reporta ao estacionamento dos veículos autocaravanas. E a resposta é corroborada por entidades como a Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária e a Guarda Nacional Republicana. Mas, esta é uma resposta que não interessa à FPA e que por isso está a ter muitas dificuldades em digeri-la.

Enquanto a FPA não explica porque é que a Resposta do Governo “(…) parece conter muita contradição e até alguma hipocrisiasugiro uma leitura do artigo de opinião ”A Política ao Serviço do Sonho” (ver AQUI) que pretende ser uma análise factual dos acontecimentos e uma interpretação dificilmente contestada dos factos. Mas, também sugiro a leitura do Comunicado 2017/02 de 8 de Fevereiro (ver AQUI), do CPA (Água Mole em Pedra Dura), que é de uma clareza tal que mesmo os mais cépticos não terão dúvidas sobre as ideias contidas neste comunicado.

A conclusão é óbvia: Para a FPA a resposta do Governo é difícil de engolir.



(O autor, todas as Quintas-feiras, no Blogue do Papa Léguas Portugal, emite uma opinião sobre assuntos relacionados com o autocaravanismo (e não só) – AQUI)


Sem comentários:

Enviar um comentário