A Federação que apoia o
Autocaravanismo
(Em todas as vertentes)
31de maio de 2010 / 22 de novembro de 2013
Duas datas a reter no imaginário do autocaravanismo em
Portugal.
A primeira data (31 de maio de 2010) reporta-se à divulgação
pública da Declaração de Princípios da Plataforma de Unidade subscrita por
diversas entidades entre as quais a Federação de Campismo e Montanhismo de
Portugal (FCMP). Trata-se de um documento que não sendo perfeito tem vindo a
fazer o enquadramento dos objetivos em direção aos quais se deve movimentar o
autocaravanismo em Portugal e que o facto de ter sido subscrito pela FCMP lhe
confere um especial destaque. (ver AQUI)
Posteriormente têm vindo a ser desenvolvidas outras
iniciativas que implementaram o reconhecimento oficial do autocaravanismo no
panorama nacional e europeu e desencadearam uma dura luta contra a
discriminação negativa do veículo autocaravana.
Recordo:
·
Em 31 de maio de 2010 é publicada na Revista
“Campismo & Montanhismo”, N.º 26, órgão informativo da FCMP, uma carta
aberta da responsabilidade do CPA, em que se reconhece a importância da
Federação acerca das posições públicas que deve assumir em defesa do
autocaravanismo em Portugal. Já nessa data se afirmava que não se podia ignorar
o nicho de mercado que o autocaravanismo representava (alguns milhões de euros)
e cujos possíveis beneficiários, diretos ou indiretos, queriam usufruir,
difundindo, até, de forma assaz inteligente, ideias que preparavam a aceitação
de medidas discriminatórias (legislativas ou outras). (ver AQUI)
·
·
Em Junho desse mesmo ano o então Presidente da
FCMP veio assumir publicamente e numa perspetiva politica o direito inalienável
de os autocaravanistas não poderem ser discriminados quando estacionavam /
pernoitavam na via pública nas respectivas autocaravanas, devendo ser tratados
em igualdade de circunstâncias com outros veículos de gabarito semelhante. (ver
AQUI)
·
Ainda em 2010 programou-se, no âmbito da
NAUTICAMPO, com a participação do CPA, o denominado “Dia do Autocaravanismo” a
realizar em Fevereiro de 2011, o que se concretizou. (ver AQUI)
·
Mas é também 2010 que se realiza uma reunião
entre os Presidentes da FICC, da FCMP e do CPA em que o primeiro assumiu que
iria ser analisado, ao mais alto nível da Federação Internacional de Campismo,
Caravanismo e Autocaravanismo, nomeadamente o que respeita ao tema “Acampar vs
Estacionar”, em autocaravana, considerando, até porque se não trata de um
problema exclusivo dos autocaravanistas de Portugal e que poderia justificar-se
uma deliberação concreta e orientadora das posições a serem seguidas por todas
as entidades federadas na FICC. Foi com origem nesta reunião que em Agosto de
2011, em Praga, a FICC subscreveu a “Declaração de Princípios da Plataforma de
Unidade”, que foi adaptada à realidade internacional, sem que, pelo facto, se
tivesse verificado alteração dos conceitos, e traduzida para inglês
(Declaration of Principles), francês (Déclaration de Principes) e alemão
(Grundsatzerklarung), línguas oficiais da F.I.C.C. (ver AQUI)
·
E continua a ser em 2010 que o CPA e a FCMP são
recebidos, a 7 de dezembro, pela “Comissão de Ambiente, Ordenamento do
Território e Poder Local” da Assembleia da República onde foi analisada a
Resolução do Conselho de Ministro N.º 86/2003, de 25 de Junho “Regulamento do
Plano de Ordenamento da Orla Costeira (POOC) Sintra – Sado” no que se refere à
proibição de estacionamento, exclusivamente de autocaravanas, entre as 0 e as 8
horas, disposição que consta de outros Planos de Ordenamento. (ver AQUI)
·
Já no ano de 2012 a FCMP, através do respetivo
Gabinete Jurídico emite um parecer acerca do estacionamento das autocaravanas
na via pública que reflete uma interpretação jurídica que apoia a interpretação
que o CPA e os autocaravanistas defendem.(ver AQUI)
·
Em Agosto de 2012 o CPA decide apoiar as
candidaturas aos órgãos estatutários da Federação que se apresentam com um
Programa de Candidatura que expressa de forma inequívoca muitas das
preocupações com que os autocaravanistas se debatem e que vêm a ser eleitas.
(ver AQUI)
·
Em 2013 o CPA é convidado a integrar uma
representação da FCMP, já com nova Direção, que se desloca a uma reunião da
Comissão Autocaravanista da FICC em Zadar, Croácia e onde interveio com o
objetivo de motivar os participantes na reunião para uma ação no combate à
discriminação negativa do autocaravanismo na Europa. A Comissão Autocaravanista
da FICC, possivelmente convencida da importância do assunto, deliberou agendar
a análise da questão, o que, previsivelmente irá ser feito em abril de 2014.(ver
AQUI)
·
Um longo caminho, percorrido desde 2010 até à recente aprovação do Regulamento da Comissão de Autocaravanismo, em 29 de
outubro, que é bem demonstrativo do comprovado apoio que, progressivamente, a
Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal vem dando, como é sua obrigação,
ao autocaravanismo em Portugal. (ver AQUI)
A segunda data (22 de novembro de 2013), a que me refiro no início
deste texto, assinala a divulgação pública da constituição da Comissão de
Autocaravanismo da FCMP criada ao abrigo do Regulamento dessa Comissão aprovado
pela Direção da FCMP.(ver AQUI)
Não tenho dúvidas e sempre o disse e defendi que, face ao
conhecimento que tenho do autocaravanismo em Portugal, é nas estruturas
existentes que se deve e pode abrir caminhos, sem aventureirismos, à prática de
um autocaravanismo livre e com valores e que a Comissão de Autocaravanismo da FCMP,
agora constituída, poderá ser um dos garantes.
Será difícil
continuar-se a afirmar que a Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal nada
faz na defesa do autocaravanismo e dos autocaravanistas em Portugal. A história
dos últimos 4 anos demonstra o contrário.
(O autor, todas as Quintas-feiras, no
Blogue do Papa Léguas Portugal, emite uma opinião sobre assuntos relacionados
com o autocaravanismo – AQUI)
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