Presidentes da FCMP e do CPA
Brindar ao futuro do autocaravanismo
DEVAGAR SE VAI AO LONGE
POLÍTICA AUTOCARAVANISTA
CLARIFICADA
Recentemente a Assembleia Geral da Federação de Campismo e
Montanhismo de Portugal (FCMP), aproveitando as alterações Estatutárias que
teve que fazer por imposição legal, alterou o artigo 3º dos Estatutos substituindo
o conceito de o autocaravanismo ser uma disciplina do campismo. Foi encontrada
uma terminologia que, sem fugir ao enquadramento legal a que as federações
desportivas estão sujeitas, veio considerar o autocaravanismo como podendo
ser uma modalidade diferente do campismo, mas sem prejuízo, porém, de também o
poder ser (ver AQUI).
É através destas acções resultantes da procura de entendimentos
que as mudanças se vão operando, sem roturas, criando espaços onde todos os que
usufruem da actividade autocaravanista se sintam integrados e que contribuem
para fazer da Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal uma associação
onde o diálogo, embora difícil, se vai fazendo com resultados positivos para
todos os autocaravanistas, qualquer que seja a vertente que perfilhem.
Na sequência desta importante alteração institucional (a
alteração estatutária) impunha-se, coerentemente, que também fossem modificados
os conceitos constantes do Portal da FCMP o que, desde pelo menos 25 de Janeiro
de 2015 (data comemorativa das Bodas de Prata do CPA), se concretizou, como
pode ser constado (ver AQUI).
O texto que a FCMP divulga sob o título singelo de “Autocaravanismo”
é (1) um precioso contributo para
uma reflexão séria sobre o Movimento Autocaravanista de Portugal, (2) um valioso esclarecimento sobre as
mais evidentes definições das matérias autocaravanistas, (3) um assumir assertivo contra a Discriminação Negativa do veículo
autocaravana e, também, (4) contra a
legislação que seja lesiva da igualdade de tratamento a que todos têm direito, não
hesitando igualmente, a FCMP, em passar (5)
uma mensagem clara (e com alguma critica) aos municípios que legislam com
alguma ligeireza sobre as autocaravanas e, o que não é menos importante, clarificar
que (6) o autocaravanismo necessita
é de que as leis existentes sejam cumpridas, nomeadamente o Código da Estrada,
e não de novas leis que até podem ser restritivas e discriminatórias.
Mas, além desta clarificação de política autocaravanista, a
FCMP conclui o texto reconhecendo que quando utilizada racionalmente, em
conformidade com os códigos de civismo existentes, a autocaravana é a solução
ideal, numa perspetiva do aproveitamento turístico, campista, cultural,
desportivo e lúdico, para também o usufruto daquilo que a natureza
graciosamente nos oferece, seja no campo, seja na praia, seja no interior de
qualquer localidade.
Se já antes a FCMP tinha promulgado o “Regulamento da
Comissão de Autocaravanismo” (ver AQUI), sinal da importância desta modalidade no
seio da Federação, e em consequência, designado uma “Comissão” (ver AQUI),
há que realçar igualmente a divulgação do documento “O que é uma autocaravana e
seu funcionamento” (ver AQUI) e, para que não subsistem quaisquer dúvidas sobre
a política autocaravanista da FCMP, a exibição da “Declaração de Princípios” (ver
AQUI)
que a própria Federação subscreveu em 2010, vem desfazê-las.
RECORDAR
Por vezes, a memória não é a melhor, o que justifica recordar
algumas das iniciativas e apoios da FCMP relacionadas com o autocaravanismo:
- Proposta de Projeto-lei apresentado em 2005 na Assembleia da República em que, no essencial, era definido o que se entendia por Acampar e Estacionar em Autocaravana;
- Dinamização do 1º Gesto Eco Solidário em 2006, após a devastação da região devido a um incêndio em 2005;
- Colóquio (O Autocaravanismo e as Leis actuais) realizado em Fevereiro de 2009 no decorrer da Nauticampo que teve lugar na Feira Internacional de Lisboa;
- “Declaração de Princípios” aprovada em 2010 pela Federação Internacional de Campismo, Caravanismo e Autocaravanismo por proposta da FCMP;
- Em 7 de dezembro de 2010 a FCMP é recebida pela “Comissão de Ambiente, Ordenamento do Território e Poder Local” da Assembleia da República onde foi analisada a Resolução do Conselho de Ministro N.º 86/2003, de 25 de Junho “Regulamento do Plano de Ordenamento da Orla Costeira (POOC) Sintra – Sado” no que se refere à proibição de estacionamento, exclusivamente de autocaravanas, entre as 0 e as 8 horas, disposição que consta de outros Planos de Ordenamento;
- Em 2013 a FCMP emite um Parecer Jurídico que considera legal o estacionamento das autocaravanas, com ou sem pessoas no interior, em igualdade de circunstâncias com veículos de igual gabarito e em conformidade com o Código da Estrada, considerando de legalidade duvidosa a existência, por exemplo, de Posturas Municipais que proíbem esse estacionamento discriminatório;
- No Relatório de 2013 faz a distinção entre Campismo e Autocaravanismo;
- Uma representação da FCMP desloca-se em 2013 a uma reunião da Comissão Autocaravanista da Federação Internacional de Campismo, Caravanismo e Autocaravanismo, em Zadar, Croácia onde interveio com o objetivo de motivar os participantes nessa reunião para uma ação no combate à discriminação negativa do autocaravanismo ao nível europeu;
- Plano de Atividades e Orçamento para 2014 com um importante significado no que se refere à política autocaravanista a seguir pela FCMP;
- Presença no IX Gesto (28, 29 e 30 de março de 2014) organizado pela Câmara Municipal de S. Pedro do Sul (Portugal);
- O Presidente da FCMP esteve presente no 53º Encontro CPA que decorreu no Minho e onde foram inauguradas duas Áreas de Serviço (Intermarché de Mazarefes e Vila Praia de Âncora) e a ampliação e optimização da área de Serviço de Vila Nova de Cerveira, presença que em si mesma significa o apoio da Federação a este tipo de equipamentos;
- O Presidente da FCMP comparece nas cerimónias comemorativas das Bodas de Prata do CPA e, o que é significativo, no mesmo período em que o Portal da Federação divulga publicamente o documento “Autocaravanismo” no qual se assume muito da política autocaravanista e dos anseios dos autocaravanistas.
VALORIZAÇÃO DO
AUTOCARAVANISMO
Por estarmos na presença de uma Federação que tem o Estatuto
de Utilidade Pública e que conta com cerca de 500 entidades filiadas não posso
(não podemos) deixar de equacionar a importância, a responsabilidade e a
valorização altamente significativa das deliberações públicas que a Federação
de Campismo e Montanhismo de Portugal vai progressivamente assumindo em prol do
autocaravanismo em todas as vertentes.
(O autor, todas as Quintas-feiras, no Blogue do
Papa Léguas Portugal, emite uma opinião sobre assuntos relacionados com o
autocaravanismo (e não só) – AQUI)
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