segunda-feira, 2 de outubro de 2023

COISAS DO… ZECA (14)


 

COISAS DO… ZECA


Baladas de Coimbra (1963)

"O Porto foi para mim fundamental. Ia muitas vezes lá porque tinha amigos. Um deles o Godinho que me deu a conhecer a cidade: a Ribeira, o Barredo. Tudo aquilo me chocou de uma maneira espantosa. A primeira vez que cheguei ao Porto depois de várias boleias era de noite… Num dos bairros da Ribeira, vejo quatro tipos a urinar para dentro de uma lata. Era uma cena altamente surrealista, mas muito tripeira. Lembro-me de ter visto os meninos que pululavam por aquelas ilhas. Foi uma coisa que eu pensei que só existisse nos filmes... O conhecimento do Porto de todas estas realidades é que me deu o tema do – Menino do Bairro Negro – Expliquei mais tarde que negritude de que falava a canção , não dizia respeito à cor da pele, mas à condição de meninos explorados diagnosticados por José Castro no seu livro «Geopolítica da Fome

José Afonso em entrevista a José A. Salvador.
in «Livra-te do Medo - Estórias e Andanças de Zeca Afonso»

FONTE: Associação José Afonso (Ver AQUI)


Menino do Bairro Negro


Sem comentários:

Enviar um comentário