A REAL DO FACEBOOK
No artigo de opinião “O Livro das Caras” (ver AQUI) da
passada Quinta-feira referi que me era indiferente que concordassem ou
não comigo, mas se os meus pensamentos contribuíssem para que se escrevesse em
cada mensagem no Facebook mais que 40 palavras, se se passassem a
transmitir as próprias ideias ao invés de partilhar as dos outros que por sua
vez partilham as dos outros e se, sobretudo, se for levado a reflectir e partilhar
essas reflexões, então, teria conseguido os meus objectivos e estaríamos a
construir uma sociedade humana mais consciente.
Também referi que a divulgação das nossas páginas e
mensagens no Facebook não era tão global quanto desejaríamos ou pensamos
que é. E prometi que “Esta questão é tão
importante que dentro de dias não deixarei de dar a palavra a um especialista
na matéria para que o assunto seja melhor tratado.”
Como o prometido é devido sugiro-lhes que leiam o
seguinte pequeno texto introdutório abaixo transcrito e, logo de seguida, vejam
o vídeo.
“Parece que acaba de surgir na
rede mundial de computadores o vídeo definitivo que mostra qual é a real do
Facebook. Criado por Derek Muller do canal Veritasium, o vídeo aborda uma
das polêmicas centrais da rede social hoje: o conteúdo que você posta não vai
para todos os seus amigos ou fãs, a não ser que você pague!
Derek começa falando sobre um
lance que o livro “Filter Bubble” já cobriu, que é o fato de que o Facebook te
mostra os posts baseado em coisas que você já curtiu na rede social, o que, com
o tempo, faz com que não apareçam na sua timeline ideias e coisas diferentes
das quais você tá acostumado.
A consequência é que você acaba
vivendo em uma bolha de auto-afirmação e mesmice, nunca sendo provocado por
nada diferente. Exemplo: você é contra os rolêzinhos e só curte post de quem
tbm é, com o tempo todo o resto some da sua timeline, fazendo com que seu
cérebro encolha por não entrar nenhuma ideia diferente na cabeça. OK, exagerei,
mas é tipo isso.
Continuando…
Muller segue comentando sobre a
questão mais importante e problemática: entre todas as redes sociais, o
Facebook é a única que não mostra o conteúdo que você posta pra todos os seus
amigos/fãs. Como isso acontece e porque é um problema? Assista ao vídeo pra
entender
(PS – ele tem legendas em
português!).”
Fonte: Bia Granja
(O autor, todas as Quintas-feiras, no Blogue do
Papa Léguas Portugal, emite uma opinião sobre assuntos relacionados com o
autocaravanismo (e não só) – AQUI)
Sem comentários:
Enviar um comentário