quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Viver numa bolha de auto-afirmação


A REAL DO FACEBOOK

No artigo de opinião “O Livro das Caras” (ver AQUI) da passada Quinta-feira referi que me era indiferente que concordassem ou não comigo, mas se os meus pensamentos contribuíssem para que se escrevesse em cada mensagem no Facebook mais que 40 palavras, se se passassem a transmitir as próprias ideias ao invés de partilhar as dos outros que por sua vez partilham as dos outros e se, sobretudo, se for levado a reflectir e partilhar essas reflexões, então, teria conseguido os meus objectivos e estaríamos a construir uma sociedade humana mais consciente.

Também referi que a divulgação das nossas páginas e mensagens no Facebook não era tão global quanto desejaríamos ou pensamos que é. E prometi que “Esta questão é tão importante que dentro de dias não deixarei de dar a palavra a um especialista na matéria para que o assunto seja melhor tratado.”

Como o prometido é devido sugiro-lhes que leiam o seguinte pequeno texto introdutório abaixo transcrito e, logo de seguida, vejam o vídeo.


Parece que acaba de surgir na rede mundial de computadores o vídeo definitivo que mostra qual é a real do Facebook. Criado por Derek Muller do canal Veritasium, o vídeo aborda uma das polêmicas centrais da rede social hoje: o conteúdo que você posta não vai para todos os seus amigos ou fãs, a não ser que você pague!

Derek começa falando sobre um lance que o livro “Filter Bubble” já cobriu, que é o fato de que o Facebook te mostra os posts baseado em coisas que você já curtiu na rede social, o que, com o tempo, faz com que não apareçam na sua timeline ideias e coisas diferentes das quais você tá acostumado.

A consequência é que você acaba vivendo em uma bolha de auto-afirmação e mesmice, nunca sendo provocado por nada diferente. Exemplo: você é contra os rolêzinhos e só curte post de quem tbm é, com o tempo todo o resto some da sua timeline, fazendo com que seu cérebro encolha por não entrar nenhuma ideia diferente na cabeça. OK, exagerei, mas é tipo isso.

Continuando…

Muller segue comentando sobre a questão mais importante e problemática: entre todas as redes sociais, o Facebook é a única que não mostra o conteúdo que você posta pra todos os seus amigos/fãs. Como isso acontece e porque é um problema? Assista ao vídeo pra entender

(PS – ele tem legendas em português!).”

Fonte: Bia Granja





(O autor, todas as Quintas-feiras, no Blogue do Papa Léguas Portugal, emite uma opinião sobre assuntos relacionados com o autocaravanismo (e não só) –  AQUI)


Sem comentários:

Enviar um comentário