quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

A COMISSÃO DE AUTOCARAVANISMO EXISTE?



A COMISSÃO DE AUTOCARAVANISMO EXISTE?
                                                                             

O direito à informação…
…passa pela obrigação de informar.


Os factos:

A existência de uma Comissão de Autocaravanismo, com o enquadramento jurídico que lhe era dado pela Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal (FCMP), terá existido, segundo ouvi dizer, antes de 2010.

Uma procura através do Portal do Google transporta-nos para a existência de uma Comissão de Autocaravanismo da FCMP, mas só posteriormente a 2012.

A necessidade da existência de uma Comissão de Autocaravanismo de expressão e âmbito nacional foi reconhecida pela FCMP conforme se pode depreender do texto inserido na Revista da Associação Autocaravanista de Portugal – CPA (CPA), “O Autocaravanista”, número 20, de Abril/Maio/Junho de 2011 a páginas 13 (ver AQUI).

Sabemos, também, que em novembro de 2011 o então Presidente da FCMP foi instado pelo CPA a desenvolver o processo de constituição da Comissão de Autocaravanismo sem que o tenha feito conforme é dito a 1 de Julho de 2012 no Comunicado 2012/11 do CPA (ver AQUI).

Entretanto, o desagrado pela orientação então seguida pela FCMP conduziu à apresentação de Listas alternativas que se candidataram com a sigla “Regionalizar e, com as Associadas, projectar o futuro” e com um Programa de Candidatura (ver AQUI) em que o autocaravanismo era profusamente referido e onde a promessa de constituição de uma Comissão de Autocaravanistas era evidente.

Com a tomada de posse (efetiva) a 2 de janeiro de 2013 os atuais responsáveis pela FCMP demoraram 10 meses para concretizar a aprovação de um Regulamento (ver AQUI) em que, por razões que a razão desconhece e ao arrepio do que escreveram no Programa de Candidatura, consideram que a Comissão de Autocaravanismo é composta por elementos de preferência autocaravanistas (Artigo 5º do Regulamento da Comissão de Autocaravanismo).

Entretanto é divulgada a composição da Comissão de Autocaravanismo (ver AQUI) sem que se distinga entre os membros da Comissão e o respetivo Secretariado Executivo.


E agora?!

Agora esperava-se que a Comissão de Autocaravanismo visse divulgada (o que não acontece) uma Proposta de Orçamento e Plano de Atividades, que a Comissão de Autocaravanismo está obrigada a fazer conforme é dito no Artigo 8º do Regulamento da Comissão e, não menos importante, que a Direção da Federação não veja impedimentos Estatutários ou outros.

Os autocaravanistas portugueses têm o direito de conhecer (logo no inicio do ano) o que se propõe a Comissão de Autocaravanismo fazer no ano de 2014. O que está (ou quem está) a impedir esse conhecimento? Porque não é atempadamente divulgado no Portal da FCMP o Plano de Atividades para 2014 da Comissão de Autocaravanismo? (E, já agora, o Plano de Atividades da própria Federação)

Os autocaravanistas portugueses têm o direito de conhecer as atividades da Comissão e uma sumula das deliberações que tomam em reunião, a exemplo do que faz a Comissão de Autocaravanismo da FICC.

Este silêncio, a continuar (que se não verifica só em relação às questões autocaravanistas), irá contribuir para um cada vez e progressivo maior afastamento entre a globalidade dos autocaravanistas e a FCMP e promover o descrédito, por alegada inércia, da própria Comissão de Autocaravanismo.


(O autor, todas as Quintas-feiras, no Blogue do Papa Léguas Portugal, emite uma opinião sobre assuntos relacionados com o autocaravanismo (e não só) –  AQUI)



1 comentário:

  1. Estas "evoluções" vêm confirmar que os autocaravanistas nada podem esperar de substantivo de uma organização cujo ADN é no essencial de natureza campista.
    Conciliar autocaravanismo e campismo é como tentar juntar água e azeite. Não é totalmente impossível, mas é muito difícil e só seria possível com muita inteligência e capacidade de visão por parte do universo campista. E está demonstrado que os instintos primários têm prevalecido, atirando qualquer esperança de inteligência estratégica para segundo plano.

    ResponderEliminar