Stratford-upon-Avon
Europa
UK – Grã Bretanha
Foto Reportagem
Fotos sequencialmente obtidas durante uma viagem à Grã
Bretanha (Escócia, Inglaterra, País de Gales) entre 25 de Maio e 5 de Julho de
2004, com visitas pontuais em França, Andorra e Espanha. (Parte 2 de 2)
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William
Shakespeare (Stratford-upon-Avon, 23 de abril de 1564 — Stratford-upon-Avon, 23 de abril de 1616) foi um poeta edramaturgo inglês, tido como o maior escritor do idioma inglês e o mais influente dramaturgo do mundo. É chamado frequentemente de poeta nacional da Inglaterra e de "Bardo do Avon" (ou simplesmente The Bard, "O Bardo").
De suas obras restaram até os dias de hoje 38 peças, 154 sonetos, dois longos poemas narrativos, e
diversos outros poemas. Suas peças foram traduzidas para os principais idiomas
do globo, e são encenadas mais do que as de qualquer outro dramaturgo. Muitos de seus textos e temas,
especialmente os do teatro, permaneceram vivos até aos nossos dias, sendo
revisitados com frequência pelo teatro, televisão, cinemae literatura. Entre suas obras mais conhecidas estão Romeu e Julieta, que se tornou a história de amor por
excelência, e Hamlet, que possui uma das frases mais conhecidas da língua inglesa: To be or not to be: that's the
question (Ser ou não ser, eis a questão).
Shakespeare
nasceu e foi criado em Stratford-upon-Avon. Aos 18 anos, segundo alguns
estudiosos, casou-se com Anne Hathaway, que
lhe concedeu três filhos: Susanna,
e os gêmeos Hamnet e Judith. Entre 1585 e 1592 William começou uma carreira bem-sucedida em Londres
como ator, escritor e um
dos proprietários da companhia de teatro chamada Lord
Chamberlain's Men, mais
tarde conhecida como King's Men.
Acredita-se que ele tenha retornado a Stratford em torno de 1613, morrendo três
anos depois. Restaram poucos registros da vida privada de Shakespeare, e
existem muitas especulações sobre assuntos como a sua aparência física, sexualidade, crenças
religiosas, e se algumas
das obras que lhe são atribuídas teriam sido escritas por outros autores.
Shakespeare
produziu a maior parte de sua obra entre 1590 e 1613. Suas primeiras
peças eram principalmente comédias e obras baseadas em eventos e personagens
históricos, gêneros que ele levou ao ápice da sofisticação e do talento
artístico ao fim do século XVI. A partir de então escreveu apenas tragédias até por volta de 1608, incluindo Hamlet, Rei Lear e Macbeth, consideradas algumas das obras mais
importantes na língua inglesa. Na sua última fase, escreveu um conjuntos de
peças classificadas como tragicomédias ou romances, e colaborou com outros
dramaturgos. Diversas de suas peças foram publicadas, em edições com variados
graus de qualidade e precisão, durante sua vida. Em 1623 dois de
seus antigos colegas de teatro publicaram o chamado First Folio,
uma coletánea de suas obras dramáticas que incluía todas as peças (com a
exceção de duas) reconhecidas atualmente como sendo de sua autoria.
Shakespeare foi
um poeta e dramaturgo respeitado em sua própria época, mas sua reputação só
viria a atingir o nível em que se encontra hoje no século XIX. Os românticos, especialmente, aclamaram a genialidade de Shakespeare, e os vitorianos idolatraram-no como um herói, com uma reverência que George
Bernard Shaw chamava de "bardolatria". No século XX sua obra foi adotada e redescoberta
repetidamente por novos movimentos, tanto na academia e quanto na performance.
Suas peças permanecem extremamente populares hoje em dia e são estudadas,
encenadas e reinterpretadas constantemente, em diversos contextos culturais e
políticos, por todo o mundo.
Nome
Embora o mundo o
conheça como William Shakespeare, na época de Elizabeth
I de Inglaterra a ortografia não era fixa e absoluta, então encontraram-se nos
documentos os nomes Shakspere, Shaksper e Shake-speare.
Vida
Primeiros anos
Acredita-se que
William Shakespeare foi filho de John Shakespeare, um bem-sucedido luveiro e sub-prefeito de Stratford (depois comerciante de lãs), vindo de
Snitterfild, e Mary
Arden, filha afluente de um
rico proprietário de terras. Embora a sua data de nascimento seja desconhecida,
admite-se a de 23 de Abril de 1564 com base no registro de seu batizado, a 26
do mesmo mês, devido ao costume, à época, de se batizarem as crianças três dias
após o nascimento. Shakespeare foi o terceiro filho de uma prole de oito e o
mais velho a sobreviver.
Muitos concordam
que William foi educado em uma excelente grammar
schools da época, um tipo de
preparação para a Universidade. No entanto, Park Honan conta, em Shakespeare, uma vida que John foi obrigado a tirá-lo desta
escola, quando William deveria ter quinze ou dezesseis anos (algumas fontes
citam doze anos). Na década de 1570, John passou a ter um declínio econômico
que o impossibilitou junto aos credores e da sociedade. Acredita-se que, por
causa disso, o jovem Shakespeare possuiu uma formação colegial incompleta. Segundo
certos biógrafos, Shakespeare precisou trabalhar cedo para ajudar a família,
aprendendo, inclusive, a tarefa de esquartejar bois e até abater carneiros.
Em 1582, aos 18 anos de
idade, casou-se com Anne Hathaway, uma
mulher de 26 anos, que estava grávida. Há fontes que dizem que Shakespeare
queria ter uma vida mais favorável ao lado de uma esposa rica. O casal teve uma
filha, Susanna, e dois anos depois, os gêmeos Hamnet e Judith.
Após o
nascimento dos gêmeos, há pouquíssimos vestígios históricos a respeito de
Shakespeare, até que ele é mencionado como parte da cena teatral de Londres em
1592. Devido a isso, estudiosos referem-se aos anos de 1585 a 1592 como os Anos perdidos de Shakespeare.
As tentativas de
explicar por onde andou William Shakespeare durante esses seis anos foram o
motivo pelo qual surgiram dezenas de anedotas envolvendo o dramaturgo.
Nicholagas Rowe, o primeiro biógrafo de Shakespeare, conta que ele fugiu de
Stratford para Londres devido a uma acusação envolvendo o assassinato de um
veado numa caça furtiva, em propriedade alheia (provavelmente de Thomas Lucy). Outra
história do século XVIII é a de que Shakespeare começou uma carreira teatral
com os Lord Chamberlains.
Londres e carreira teatral
Foi em Londres
onde se atribui a Shakespeare seus momentos de maiores oportunidades para
destaque. Não se sabe de exato quando Shakespeare começara a escrever, mas
alusões contemporâneas e registros de performances mostram que várias de suas
peças foram representadas em Londres em 1592. Neste período, o contexto
histórico favorecia o desenvolvimento cultural e artístico, pois a Inglaterra
vivia os tempos de ouro sob o reinado da rainha Elizabeth I. O teatro deste período, conhecido como
teatro elisabetano, foi de grande importância e primor para os ingleses da alta
sociedade. Na época, o teatro também era lido, e não apenas assistido e
encenado. Havia companhias que compravam obras de autores em voga e depois
passavam a vender o repertório às tipografias. As tipografias imprimiam os textos e
vendiam a um público leitor que crescia cada vez mais. Isso fazia com que as
obras ficassem em domínio público.
Biógrafos
sugerem que sua carreira deve ter começado em qualquer momento a partir de
meados dos anos 1580. Ao lado do The
Globe, haveria um matadouro, onde aprendizes do açougue deveriam trabalhar.
Ao chegar em Londres, há uma tradição que diz que Shakespeare não tinha amigos,
dinheiro e estava pobre, completamente arruinado. Segundo um biógrafo do século
XVIII, ele foi recebido pela companhia, começando num serviço pequeno, e logo
fora subindo de cargo, chegando provavelmente à carreira de ator. Há
referências que apresentam Shakespeare como um cavalariço. Ele dividiria seu
emprego entre tomar conta dos cavalos dos espectadores do teatro, atuar no
palco e auxiliar nos bastidores. Segundo Rowe, Shakespeare entrou no teatro
como ponto, encarregado de avisar os atores o momento de entrarem em cena. O
então cavalariço provavelmente tinha vontade mesmo era de atuar e de escrever.
Seu talento
limitante como ator teria o inspirado a conhecer como funcionava o teatro e seu
poeta interior foi floreando, floreando, foi lembrando-se dos textos dos
mestres dramáticos da escola, e começou a experimentar como seria escrever para
o teatro. Desde 1594, as peças de Shakespeare foram realizadas apenas pelo Lord Chamberlain's Men. Com a
morte de Elizabeth I, em 1603, a companhia passou a atribuir uma
patente real ao novo rei, James I
da Inglaterra, mudando seu
nome para King's Men (Homens do Rei).
Todas as fontes
marcam o ano de 1599 como o ano da fundação oficial do Globe
Theatre. Fundado por James Burbage, ostentava uma insígnia de Hércules sustentando o globo terrestre. Registros de
propriedades, compras, investimentos de Shakespeare o tornou um homem rico.
William era sócio do Globe, um edifício que tinha forma octogonal, com abertura
no centro. Não existia cortina e, por causa disso, os personagens mortos
deveriam ser retirados por soldados, como mostra-se em Hamlet. Inclusive, todos os papéis eram representados pelos homens, sendo os
mais jovens os encarregados de fazerem papéis femininos. Em 1597, fontes dizem
que ele comprou a segunda maior casa em Stratford, a New Place. De
1601 a 1608, especula-se que ele esteve motivado para escrever Hamlet, Otelo e Macbeth. Em 1613, O Globe Theatre foi destruído
pelo fogo. Alguns biógrafos dizem que foi durante a representação da peça Henry VIII.
Shakespeare
teria estado bem cansado e por esse motivo resolveu desligar-se do Globe e
voltar para Stratford, onde a família o esperava.
Últimos anos e morte
Após 1606-7,
Shakespeare escreveu peças menores, que jamais são atribuídas como suas após
1613. Suas últimas três obras foram colaborações, talvez com John Fletcher, que sucedeu-lhe com o cargo de dramaturgo
no King's Men. Escreveu a
sua última peça, A Tempestade terminada somente em 1613.
Então, Rowe foi
o primeiro biógrafo a dizer que Shakespeare teria voltado para Stratford algum
tempo antes de sua morte; mas a aposentadoria de todo o trabalho era rara
naquela época; e Shakespeare continuou a visitar Londres. Em 1612, foi chamado
como testemunha em um processo judicial relativo ao casamento de sua filha
Susanna. Em março de 1613, comprou uma gatehouse no priorado de Blackfriars; a partir de novembro de
1614, ficou várias semanas em Londres ao lado de seu genro John Hall.
William
Shakespeare morreu em 23 de Abril de 1616, mesmo dia de seu aniversário.
Susanna havia-se casado com um médico, John Hall, em 1607, e Judith tinha-se
casado com Thomas Quiney, um vinificador, dois meses antes da morte do pai. A morte
de Shakespeare envolve mistério ainda hoje. No entanto, é óbvio que existam
diversas anedotas. A que mais se propagou é a de que Shakespeare estaria com
uma forte febre, causada pela embriaguez. Recebendo a visita de Ben Jonson e de Michael Drayton, Shakespeare bebeu demais e, segundo
diversos biógrafos, seu estado se agravou.
Admite-se que
Shakespeare deixou como herança sua segunda melhor cama para a esposa. Sabe-se,
entretanto, que a "second best bed", no testamento, é simplesmente a
cama de casal, sendo a melhor cama, conforme os costumes da época, a do quarto
de hóspedes. Ao que parece, o testamento não teria sido redigido pelo
dramaturgo, que só o assinou; certas expressões religiosas fizeram recentemente
descobrir-se que se trata de uma fórmula legal, então em uso e até prescrita.
Em sua vontade, ele deixou a maior parte de sua propriedade à sua filha mais
velha, Susanna. Essa herança intriga biógrafos e estudiosos porque, afinal,
como Anne Hathaway aguentaria viver mais ou menos vinte anos cuidando de seus
filhos, enquanto Shakespeare fazia fortuna em Londres? O escritor inglês
Anthony Burgess tem uma explicação ficcional sobre esse assunto. Em Nada como o Sol, um livro de
sua autoria, ele cita Shakespeare espantado em um quarto diante de seu irmão
Richard e de sua esposa Anne; estavam nus e abraçados.
Os restos mortais
de Shakespeare foram sepultados na igreja da Santíssima Trindade (Holy Trinity
Church) em Stratford-upon-Avon. Seu túmulo mostra uma estátua
vibrante, em pose de literário, mais vivo do que nunca. A cada ano, na
comemoração de seu nascimento, é colocada uma nova pena de ave na mão direita
de sua estátua. Acredita-se que Shakespeare temia o costume de sua época, em
que provavelmente havia a necessidade de esvaziar as mais antigas sepulturas
para abrir espaços à novas e, por isso, há um epitáfio na sua lápide, que anuncia a maldição de
quem mover seus ossos.
Após a morte de
Shakespeare, a Inglaterra passou por alguns importantes momentos políticos e
religiosos. Jaime I morreu em 27 de março de 1625, em Theobalds
House, e tão logo sua morte foi anunciada, Carlos
I, seu filho com Ana da
Dinamarca, assumiu o reinado. É válido lembrar que, com a morte de Elizabeth I,
Shakespeare e os demais dramaturgos da época não foram prejudicados. Jaime I, o
sucessor da rainha, contribuiu para o florescimento artístico e cultural
inglês; era um apaixonado por teatro.
Em 1649, a Câmara dos
Comuns cria uma corte para o julgamento de Carlos I. Era a primeira vez que um
monarca seria julgado na história da Inglaterra. No dia 29 de janeiro do mesmo ano, Carlos I foi condenado a morte
por decapitação. Ele foi decapitado no dia seguinte. Foi enterrado no dia 7 de fevereiro na Capela de St.George do Castelo de
Windsorem uma cerimônia
privada.
Nota: É bem conhecida a coincidência das datas
de morte de dois dos grandes escritores da humanidade, Miguel de
Cervantes e William
Shakespeare, ambos com data de falecimento em 23 de Abril de 1616). Porém, é
importante notar que o Calendário
gregoriano já era
utilizado na Espanha desde o século XVI, enquanto que na Inglaterra sua adoção somente ocorreu em 1751. Daí, em
realidade, Miguel de Cervantes faleceu dez dias antes de William Shakespeare.
Peças
Os eruditos
costumam anotar quatro períodos na carreira de dramaturgia de Shakespeare. Até
meados de 1590, escreveu principalmente comédias, influenciado por modelos das
peças romanas e italianas. O segundo período iniciou-se aproximadamente em
1595, com a tragédia Romeu e Julieta e terminou com A Tragédia de Júlio César, em 1599. Durante esse tempo, escreveu o
que são consideradas suas grandes comédias e histórias. De 1600 a 1608, o que
chamam de "período sombrio", Shakespeare escreveu suas mais
prestigiadas tragédias: Hamlet, Rei Lear e Macbeth. E de aproximadamente 1608 a 1613,
escrevera principalmente tragicomédias e romances.
Os primeiros
trabalhos gravados de Shakespeare são Ricardo III' e as três partes de Henry V, escritas em 1590, adiantados durante uma
moda para o drama histórico. É difícil datar as primeiras peças de Shakespeare,
mas estudiosos de seus textos sugerem que A
Megera Domada, A
Comédia dos Erros e Titus
Andronicus pertencem
também ao seu primeiro período. Suas primeiras histórias, parecem dramatizar os
resultados destrutivos e fracos ou corruptos do Estado e têm sido interpretadas
como uma justificação para as origens da dinastia Tudor. Suas composições foram
influenciadas por obras de outros dramaturgos isabelinos, especialmente Thomas Kyd e Christopher
Marlowe, pelas tradições do
teatro medieval e pelas peças de Sêneca. A Comédia dos Erros também foi baseada em modelos
clássicos.
As clássicas
comédias de Shakespeare, contendo plots (centro da ação, o núcleo da história)
duplos e sequências cênicas de comédia, cederam, em meados de 1590, para uma
atmosfera romântica em que se encontram suas maiores comédias. Sonho
de uma Noite de Verão é uma mistura de romance espirituoso, fantasia, e envolve também a baixa
sociedade. A sagacidade das anotações de Muito
Barulho por Nada', a excelente definição da área rural de Como Gostais, e as alegres sequências cênicas de Noite de Reiscompletam essa sequência de ótimas comédias.
Após a peça lírica Ricardo II, escrito quase inteiramente em versículos,
Shakespeare introduziu em prosa as histórias depois de1590, incluindo Henry VI, parte I e II, e Henry V.
Seus personagens
tornam-se cada vez mais complexos e alternam entre o cômico e o dramático ou o
grave, ou o trágico, expandindo, dessa forma, suas próprias identidades. Esse
período entre essas tais alternações começa e termina com duas tragédias: Romeu e Julieta, sem dúvida
alguma sua peça mais famosa e a história sobre a adolescência, o amor e a
morte; e Júlio César.
O período
chamado "período trágico" durou de 1600 a 1608, embora durante esse
período ele tenha escrito também a "peça cômica" Medida
por medida. Muitos
críticos acreditam que as maiores tragédias de Shakespeare representam o pico
de sua arte. Seu primeiro herói, Hamlet, provavelmente é o personagem
shakespeariano mais discutido do que qualquer outro, em especial pela sua frase "Ser ou não ser, eis a
questão". Ao contrário do reflexivo e pensativo Hamlet, os heróis das
tragédias que se seguiram, em especial Otelo e Rei Lear, são precipitados
demais e mais agem do que pensam. Essas precipitações sempre acabam por
destruir o herói e frequentemente aqueles que ele ama. Em Otelo, o vilão Iago acaba
assassinando sua mulher inocente, por quem era apaixonado. Em Rei Lear, o velho rei comete o
erro de abdicar de seus poderes, provocando cenas que levam ao assassinato de
sua filha e à tortura e a cegueira do Conde de Glócester. Segundo o crítico
Frank Kermode, "a peça
não oferece nenhum personagem divino ou bom, e não supre da audiência qualquer
tipo de alívio de sua crueldade". Em Macbeth,
a mais curta e compactada tragédia shakespeariana, a incontrolável ambição de
Macbeth e sua esposa, Lady Macbeth, de assassinar o rei legítimo e usurpar seu
trono, até à própria culpa de ambos diante deste ato, faz com que os dois se
destruam. Portanto, Hamlet seria seu personagem talvez mais admirado. Hamlet
reflete antes da ação em si, é inteligente, perceptivo, observador,
profundamente proprietário de uma grande sabedoria diante dos fatos. Suas
últimas e grandes tragédias, Antônio
e Cleópatra e Coriolano contêm algumas das melhores poesias de
Shakespeare e foram consideradas as tragédias de maior êxito pelo poeta e
crítico T.S. Eliot.
No seu último
período, Shakespeare centrou-se na tragicomédia e no romance, completando suas
três mais importantes peças dessa fase: Cimbelino, Conto de
Inverno e A Tempestade, e também Péricles,
príncipe de Tiro. Menos
sombrias do que as tragédias, essas quatro peças revelam um tom mais grave da
comédia que costumavam produzir na década de 1590, mas suas personagens
terminavam com reconciliação e o perdão de seus erros. Certos comentadores vêem
essa mudança de estilo como uma forma de visão da vida mais serena por parte de
Shakespeare. Shakespeare colaborou com mais dois trabalhos, Henry VIII e Dois
parentes nobres,
provavelmente com John Fletcher.
Performances
Ainda não está
claro para as companhias as datas exatas de quando Shakespeare escreveu suas
primeiras peças. O título da página da edição de 1594 de Titus Andronicusrevela que a
peça havia sido encenada por três diferentes companhias. Após a peste negra de 1592-3, as peças shakespearianas foram
realizadas por sua própria empresa no The Theatre e no The Curtain,
em Shoreditch.
As multidões londrinas foram ver a primeira parte de Henrique IV. Depois de uma
disputa com o caseiro, o teatro foi desmantelado e a madeira usada para a
construção do Globe
Theatre, a primeira casa de teatro construída por atores para atores. A
maioria das peças shakespearianas pós-1599 foram escritas para o Globe,
incluindo Hamlet, Otelo e Rei
Lear.
Quando a Lord
Chamberlain's Men mudou seu nome para King's Men, em 1603, eles entraram
com uma relação especial com o novo rei, James I. Embora as performances
realizadas são díspares, o King's Men realizou sete peças shakespearianas
perante à corte, entre 1 de novembro de 1604 e 31 de outubro de 1605, incluindo duas
performances de O mercador
de Veneza. Depois de
1608, eles a realizaram no teatro Blackfriars Theatre. A mudança interior,
combinada com a moda jacobina de aprimorar a montagem dos palcos e cenários,
permitiu com que Shakespeare pudesse introduzir uma fase com dispositivos e
recursos mais elaborados. Em Cibelino,
por exemplo, "Júpiter desce em trovão e relâmpagos, sentado em uma águia e
lança um raio".
Os atores da
empresa de Shakespeare incluem o famoso Richard Burbage, William Kempe, Henry Condell e John Heminges. Burbage desempenhou um papel de liderança
em muitas performances das peças de Shakespeare, incluindo Richard III, Hamlet, Otelo e Rei
Lear. O popular ator cômico Will Kempe encenou o agente Peter em Romeu e Julieta e também encenou em Muito barulho por nada. Kempe
fora substituído na virada do século XVI por Robert Armin, que desempenhou
papéis como a de Touchstone em Como
Gostais e os palhaços no Rei Lear. Sabe-se que em 1613, Sir Henry
Wotton encenou Henry VIII e foi nessa encenação que o Globe foi
devorado por um incêndio causado por um canhão. Imagina-se que Shakespeare, já
retirado em Stratford-on-Avon, retornou para auxiliar na recuperação do prédio.
Imortalidade
Em 1623, John Heminges e Henry Condell, dois amigos de Shakespeare no King's Men,
publicaram uma compilação póstuma das obras teatrais de Shakespeare, conhecida
como First Folio.
Contém 36 textos, sendo que 18 impressos pela primeira vez. Não há evidências
de que Shakespeare tenha aprovado essa edição, que o First Folio define como "stol'n and
surreptitious copies". No entanto, é nele em que se encontram um material
extenso e rico do trabalho de Shakespeare.
As peças
shakespearianas são peculiares, complexas, misteriosas e com um fundo
psicológico espantoso. Uma das qualidades do trabalho de Shakespeare foi justamente
sua capacidade de individualizar todos seus personagens, fazendo com que cada
um se tornasse facilmente identificado. Shakespeare também era excêntrico e se
adaptava a gêneros diferentes. Trabalhando com o sombrio e com o divertido ou
cômico, Shakespeare conseguiu chegar perto da unanimidade.
Diversos
filósofos e psicanalistas estudaram as obras de Shakespeare e a maioria
encontrou uma riqueza psicológica e existencial. Entre eles, Arthur
Schopenhauer, Freud e Goethe são os que mais se destacam. No Brasil, Machado de Assis foi muito influenciado pelo dramaturgo.
Diversas fontes alegam que Bentinho, de Dom Casmurro, seja a versão tropical de Otelo. A revolta
dos canjicas, em O Alienista, é provavelmente uma outra versão da
revolta fracassada do Jack Cage, descrita em Henrique
IV. Na introdução deA Cartomante, Assis utiliza a frase "há mais coisas
entre o céu e a terra do que supõe vossa vã filosofia", frase que pode ser
encontrada em Hamlet.
Poemas
Em 1593 e 1594, quando os
teatros foram fechados por causa da peste, Shakespeare publicou dois poemas eróticos, hoje conhecidos como Vênus e
Adônis e O
Estupro de Lucrécia.
Ele os dedica a Henry Wriothesley, o
que fez com que houvesse várias especulações a respeito dessa dedicatória, fato
esse que veremos mais tarde. Em Vênus
e Adônis, um inocente Adônis rejeita os avanços sexuais de Vênus
(mitologia); enquanto que o
segundo poema descreve a virtuosa esposa Lucrécia que é violada sexualmente.
Ambos os poemas, influenciados pela obra Metamorfoses, do poeta latino Ovídio, demonstram a culpa e a confusão moral que resultam numa determinada
volúpia descontrolada. Ambos tornaram-se populares e foram diversas vezes
republicados durante a vida de Shakespeare. Uma terceira narrativa poética, A
Lover's Complaint, em
que uma jovem lamenta sua sedução por um persuasivo homem que a cortejou, fora
impresso na primeira edição do Sonetos em 1609. A maioria dos estudiosos hoje em
dia aceitam que fora Shakespeare quem realmente escreveu o soneto A Lover's Complaint. Os
críticos consideram que suas qualidades são finas e dirigidas por efeitos.
Sonetos
Publicado em 1609, a obra Sonetos foi o último trabalho publicado de
Shakespeare sem fins dramáticos. Os estudiosos não estão certos de quando cada
um dos 154 sonetos da obra foram compostos, mas evidências sugerem que
Shakespeare as escreveu durante toda sua carreira para leitores particulares.
Ainda fica
incerto se estes números todos representam pessoas reais, ou se abordam a vida
particular de Shakespeare, embora Wordsworth acredite
que os sonetos abriram suas emoções. A edição de 1609 foi dedicada a "Mr.
WH", creditado como o único procriados dos poemas. Não se sabe se isso foi
escrito por Shakespeare ou pelo seu editor Thomas Thorpe, cuja
sigla aparece no pé da página da dedicação; nem se sabe quem foi Mr. WH, apesar
de inúmeras teorias terem surgido a respeito.
Os críticos
elogiam os sonetos e comentam que são uma profunda meditação sobre a natureza
do amor, a paixão sexual, a procriação, a morte e o tempo.
Especulações quanto à sua identidade
Alguns
estudiosos e pesquisadores acreditam na hipótese de que Shakespeare não seja
realmente o autor das próprias obras, discutindo a questão da identidade
de Shakespeare. [carece de fontes]
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