sexta-feira, 21 de março de 2014

Dia Mundial... Poesia - Árvore - Não à Discriminação Racial


Dia Mundial…

…da Poesia
…da Árvore/da Floresta
…para a Eliminação da Discriminação Racial




Dia Mundial da Poesia celebra-se a 21 de Março. O Dia Mundial da Poesia foi criado na XXX Conferência Geral da UNESCO a 16 de Novembro de 1999.

O Dia Mundial da Poesia celebra a diversidade do diálogo, a livre criação de ideias através das palavras, criatividade e inovação. A data visa fazer uma reflexão sobre o poder da linguagem e do desenvolvimento das habilidades criativas de cada pessoa.

A poesia contribui para a diversidade criativa, usando as palavras e os nossos modos de perceção e de compreensão do mundo.

A história portuguesa apresenta muitos poetas cuja obra literária é mundialmente conhecida. Luís de Camões, Fernando Pessoa, António Nobre, Florbela Espanca, José Régio, Florbela Espanca, Natália Correia, Eugénio de Andrade, Cesário Verde, Miguel Torga, Sophia de Mello Breyner Andersen, são alguns dos poetas portugueses mais conhecidos. 




Dia Mundial da Árvore ou da Floresta celebra-se anualmente a 21 de Março. Neste dia decorrem várias ações de arborização e reflorestação, em diversos locais do mundo.

O objetivo da comemoração do Dia Mundial da Árvore é sensibilizar a população para a importância da preservação das árvores, quer ao nível do equilíbrio ambiental e ecológico, como da própria qualidade de vida dos cidadãos. Estima-se que 1000 árvores adultas absorvem cerca de 6000 kg de CO2 (dióxido de carbono).

30% da superfície terrestre está coberta por florestas, sendo nestas que se realiza a fotossíntese - produção de oxigénio a partir de dióxido de carbono. As florestas são apelidadas dos pulmões do mundo, não apenas pela sua função de manutenção e renovação dos ecossistemas, como pela sua importância em áreas estratégicas como economia e produção de bens e alimentos.

A celebração do Dia Mundial da Árvore ou da Floresta começou a 10 de Abril de 1872, no estado norte-americano do Nebraska (EUA). O seu mentor foi o jornalista e político Julius Sterling Morton, que incentivou a plantação ordenada de árvores no Nebraska, promovendo o "Arbor Day".


Em Portugal, a 1.ª Festa da Árvore comemorou-se a 9 de Março de 1913 e o 1.º Dia Mundial da Floresta a 21 de Março de 1972.




A ONU instituiu o dia 21 de março como o Dia Mundial para a Eliminação da Discriminação Racial em memória do Massacre de Sharpeville. A 21 de março de 1960, na cidade de Sharpeville, nos arredores de Johannesburg, na África do Sul, realizou-se um protesto contra a lei do passe, que obrigava os negros daquele país a usarem uma caderneta onde estavam descriminados os espaços que podiam frequentar.

Cerca de cinco mil manifestantes reuniram-se na cidade de Sharpeville e organizaram o seu protesto com demonstrações pacíficas de descontentamento. Contudo, pela intervenção da polícia sul-africana, a manifestação tornou-se violenta, morreram 69 pessoas e cerca de 200 ficaram feridas. Este acontecimento despertou a atenção da opinião pública mundial para a realidade do apartheid e, por isso, a partir dessa data, passou a ser comemorado o Dia Mundial para a Eliminação da Discriminação Racial, implementado pela ONU a 21 de novembro de 1969. Ainda a este propósito, foi promulgada a Convenção Internacional para a Eliminação de todas as formas de Discriminação Racial pela Assembleia-Geral das Nações Unidas, a 21 de dezembro de 1965.

Recentemente, o Gabinete de Informação Pública das Nações Unidas criou um espaço online sobre a temática do racismo, xenofobia e intolerância. Este espaço incita os indivíduos a um contributo mais ativo e direto na luta contra a discriminação racional e atitudes de intolerância face à diferença, sublinhando a incitação: “What can you do to fight racism?” (O que podes fazer na luta contra o racismo?).


Além de dar a conhecer histórias da vida real que contam episódios de discriminação racial, este espaço apresenta ainda uma explicitação do que é a discriminação racial e de como ela acontece no contexto escolar, bem como algumas sugestões de como esta questão pode ser trabalhada para a sensibilização da comunidade educativa. Além disso, identifica alguns grupos mais vulneráveis a algum tipo de discriminação, como são os migrantes, as pessoas que vivem em condições de pobreza extrema, as mulheres, os descendentes africanos e povos indígenas e minorias nacionais, étnicas, religiosas e linguísticas.

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